Início / Notícias / Alta no número de focos de queimadas leva Ivo Neto a propor PL para combater incêndios domésticos em Manaus

O Amazonas vive o pior ano em relação às queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Só no último domingo, o Corpo de Bombeiros do Amazonas foi acionado três vezes para conter incêndios provocados em Manaus. Visando reduzir esses números, o vereador Ivo Neto (Patriota) deu entrada em um Projeto de Lei que visa conscientizar a população e combater os incêndios domésticos.

Para coibir o aumento desses números, Ivo Neto propôs o PL 367/22 que cria a Campanha Educativa de Prevenção a Incêndios Domésticos em Manaus, com o objetivo de informar e conscientizar as famílias sobre medidas de segurança para evitar incêndios domésticos.

Dentre os conteúdos da campanha, devem ter prevenção a incêndios causados pelo uso de gás de cozinha, de óleos vegetais, problemas na instalação elétrica das residências; além da divulgação das formas de pedir socorro caso algum sinistro aconteça.

“O aumento do número de queimadas preocupa. Sabemos que, muitas das vezes, as famílias não sabem que medidas tomar para evitar possíveis focos de incêndios e também não sabem reagir caso eles ocorram”, afirmou o vereador.

O aumento de queimadas em números

Os números alertam: aumentaram os focos de incêndio no Amazonas. Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registradas mais de mil queimadas no Estado entre quarta-feira (21) e sábado (23), somando 7.286 focos de calor só neste mês, que já é considerado o pior dos últimos 24 anos. Já vivemos o pior ano em relação às queimadas (17.198 focos) desde 1998, quando o INPE começou o monitoramento.

No último domingo (25), os bombeiros foram acionados para controlar 3 focos de calor na capital. Para conter um incêndio de grandes proporções numa área residencial no bairro João Paulo, zona Leste, foram necessários 5 caminhões dos bombeiros. O fogo começou em uma lixeira viciada, o que de acordo com os moradores do local é bastante comum. Eles reforçaram que já fizeram várias denúncias de incêndio em lixos.

O PL está em tramitação na Casa Legislativa, e o parlamentar acredita que deve passar, por entender a importância do mesmo. “Tenho certeza de que os meus pares sabem da importância dessa conscientização, bem como o prefeito de Manaus, David Almeida”, garantiu Ivo Neto.