O Amazonas iniciou uma nova história no municipalismo nacional na última sexta-feira (19 de setembro), com a posse da primeira diretoria da União dos Vereadores do Brasil – Seccional Amazonas (UVB-AM).
O vereador Diego Afonso (União Brasil), que idealizou a criação da entidade, assumiu a presidência e reforçou que a criação de uma entidade dessa natureza nasce com voz própria, autoridade e capacidade de transformação.
“O Amazonas não é um estado comum. Seus rios, suas florestas, a logística em si impõem desafios únicos. Ser vereador aqui significa ultrapassar obstáculos físicos e burocráticos, estar presente onde ninguém mais consegue, ouvir o povo em suas casas, escolas, comunidades e aldeias. Foi nesse contexto que trabalhamos na criação da entidade em nível local”, explica o presidente Diego Afonso.
A UVB-AM já inicia com mais de 250 filiações de vereadores, tanto da capital quanto do interior, o que se reflete na necessidade que se tinha da criação de uma entidade que discuta políticas públicas com efeitos positivos e que sejam levadas ao Congresso Nacional.
A presença do presidente da UVB Nacional, Gilson Conzati, também mostra a força política que representa a UVB, que contou ainda com a presença e apoio do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil); do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil); do vice-presidente, deputado Adjuto Afonso (União Brasil); do deputado Dr. Gomes (Podemos); dentre outras autoridades.
Vale ressaltar os representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), sinalizando que a união está acima de ligações partidárias.
Estiveram presentes os vereadores Professora Jacqueline (União Brasil), empossada como 1ª vice-presidente da UVB-AM; Rodrigo Sá (União Brasil), 2º vice-presidente; Jaildo Oliveira (Partido Verde); Marco Castilhos (União Brasil); Yomara Lins (Podemos); Allan Campelo (Podemos); e Rosivaldo Cordovil (PSDB).
I Encontro Amazônico de Vereadores
Logo após a posse, a entidade recém-criada já realizou o I Encontro Amazônico de Vereadores, reunindo presencialmente mais de 200 vereadores de todas as regiões do estado.
“Um feito que se reflete não apenas em números, mas em força, unidade e protagonismo político”, reitera Diego Afonso.
Durante a solenidade, cada vereador recebeu a Carteira de Representante Municipal, simbolizando a força de um Legislativo que agora se apresenta organizado, unido e reconhecido.
Formação, troca de experiências e transformação. O I Encontro Amazônico não se limitou a cerimônias. Oficinas e painéis abordaram emendas impositivas, cartilha prática para vereadores, comunicação digital, participação feminina na política e atualização legislativa.
“Cada conteúdo foi pensado para dar ferramentas concretas e imediatas aos vereadores, traduzindo a nossa visão: um Legislativo capacitado, moderno e conectado às necessidades reais da população”, explica o vereador Diego Afonso.
A diretoria recém-empossada já anunciou ações concretas durante a solenidade: ciclo anual de capacitação, encontros regionais, hub de boas práticas legislativas, banco de projetos e articulação direta com órgãos federais.
A UVB-AM inicia oficialmente suas atividades, promovendo a integração entre vereadores da capital e os 751 parlamentares municipais do interior.
Texto: Assessoria de imprensa do parlamentar
Acessibilidade