A Câmara Municipal de Manaus realizou, nesta quinta-feira (2 de outubro), a entrega dos certificados para os brigadistas que fazem parte da CMM. A entrega ocorreu na sala de cinema Silvino Santos e concluiu uma série de capacitações que os servidores precisam fazer anualmente, a fim de manter a certificação ISO 14001.
A entrega dos certificados foi realizada pela diretora-geral da CMM, Elane Alves.
“Isso já é uma marca da gestão e do compromisso do nosso presidente, vereador David Reis. Sabemos que a segurança da Casa, dos servidores, de toda a população manauara é um compromisso, e hoje estamos reconhecendo uma equipe que tem toda uma contribuição nas ações da Casa. Para a gente, é uma honra, porque são pessoas voluntárias, que vieram para somar com a gestão e que devolvem, com excelência e muita eficácia, tudo que lhes é solicitado”, disse a diretora-geral da CMM.
A Brigada de Incêndio é um grupo organizado de pessoas voluntárias ou indicadas, treinadas para atuar na prevenção e no combate a princípios de incêndio, abandono de área e primeiros socorros. O objetivo é proteger vidas, reduzir danos ao patrimônio e minimizar consequências ambientais em caso de sinistro.
O objetivo da capacitação foi preparar servidores de diferentes setores da Casa para atuar em situações de emergência, prevenindo riscos e garantindo mais segurança no ambiente de trabalho. De acordo com a chefe da brigada, o objetivo é garantir que os servidores estejam sempre aptos a agir.
“No início do ano, nós conversamos com os colaboradores, explicando toda a situação da Casa e tudo que devemos fazer para garantir a segurança. Esses brigadistas estão prontos para qualquer tipo de emergência. Eles participam de reuniões todos os meses, com aulas sobre evacuações, princípios de incêndio ou primeiros socorros”, disse Daniele Pinheiro, chefe da Brigada.
O curso, realizado pela gestão do presidente David Reis (Avante), contou com a participação de brigadistas já experientes e também de novos voluntários. Segundo o diretor de Infraestrutura da CMM, Renan Nogueira, nesta edição foram formados 39 novos brigadistas.
“Todos os anos, a Diretoria de Infraestrutura mobiliza o curso de brigada. Fazemos parceria com os bombeiros militares para a realização de cursos. Fico muito feliz em ver o entusiasmo deles, porque eles estão aqui para tratar de vidas”, afirma Renan Nogueira, diretor de Infraestrutura da CMM.
A capacitação recebeu servidores com anos de experiência e outros que ingressaram na brigada pela primeira vez.
“Isso é muito importante para a nossa formação. Apesar de muitas pessoas não darem valor a isso, pra nós é muito significativo, porque temos uma responsabilidade muito grande, cuidando de vidas, e fazemos com muita disposição”, disse o brigadista José Mário Batalha.
Texto: Michael Douglas/Dicom
Acessibilidade