O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) denunciou, nesta sexta-feira (18 de julho), a luta que precisou enfrentar para que a Prefeitura de Manaus realizasse serviços de recuperação de uma calçada na Avenida Brasil.
O vereador pediu a realização do serviço no Ministério Público e, após quatro anos, a recuperação foi executada.
Em abril de 2021, Guedes denunciou a má estrutura da calçada ao Chefe do Distrito de Obras da Zona Oeste e pediu a reforma do local, porém, após dezenas de pedidos informais e promessas, nada feito.
Em junho de 2023, incomodado com a calçada há dois anos quebrada, Guedes formalizou o pedido para a Seminf, mas novamente nada foi feito. Em 21 de setembro, o vereador denunciou novamente a situação.
Já em 20 de março de 2024, Guedes formalizou pela terceira vez o ofício pedindo a reconstrução da calçada. Em 18 de julho do mesmo ano, o vereador formalizou o 5° pedido.
Sem respostas, Rodrigo Guedes acionou o Ministério Público no dia 29 de julho de 2024, por meio de uma representação. Em resposta, o órgão emitiu ofícios e notificações à Seminf, mas a calçada continuava em completo abandono.
Sem respostas dos serviços prestados pela Prefeitura de Manaus, o MP instaurou um inquérito civil em dezembro de 2024. Em um processo cheio de pedidos de prazo do Executivo, a Prefeitura finalmente reformou a calçada nas últimas semanas, próximo ao fim do prazo de 90 dias concedidos pelo MP.
“O problema não precisa de IA! Há quatro anos, a Prefeitura de Manaus sabia do problema, foram cinco ofícios meus, vídeos de denúncia, recomendação e inquérito do Ministério Público e depois de quatro anos, finalmente conseguimos! Não era mais fácil fazer desde o início?”, disse.
Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade