Início / Notícias / Atletas dos E-Sports recebem homenagem em Sessão Solene proposta pelo vereador Allan Campelo

Na data em que se comemora o Dia Municipal do Esporte Eletrônico (E-Sport), o vereador Allan Campelo (Podemos) homenageou atletas de várias modalidades durante Reunião Solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quinta-feira (19/10).

Proposta pelo parlamentar, a homenagem é o reconhecimento do E-Sport, que a cada dia cresce no país, e em especial, em Manaus, com equipes renomadas e de elite no cenário nacional.

O vereador Autor da Lei 2.800 de 18 de outubro de 2021, o vereador Allan Campelo destacou a importância dos e-sports e considera, assim como outras modalidades, um esporte inclusivo.

“Fico feliz, o e-sport está em festa em Manaus. Não é apenas um joguinho. Eu sempre falo isso. Essa modalidade também retira os jovens da ociosidade, evita que entrem no mundo das drogas e outros males, sem contar que é inclusão, disciplina, respeito e existem vários profissionais que levam o sustento para a sua casa. No Brasil já somos conhecidos, a meta agora é conquistar o mundo”, enfatizou o parlamentar.

Durante a solenidade, Allan Campelo entregou mais de 80 diplomas a atletas (players), representantes de times e equipes, streamers, influencers, comunidade pop, entre outros, parabenizando todos os presentes.

O vereador falou sobre a emenda parlamentar na qual ele destinou à Federação Amazonense de E-Sport (Faesp), e que está em fase de execução pela Semtepi para a realização de um grande evento onde todos os times federados vão ganhar uniforme.

Participaram, também, da solenidade o secretário de Desporto, Esporte e Lazer (Sedel), Jorge Elias, que representou o governador do Amazonas, Wilson Lima; o secretário Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Gomes, representando o prefeito de Manaus, David Almeida, bem como representantes de instituições de ensino que apoiam o e-sport, como o Uninorte, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O secretário da Sedel, Jorge Elias, elogiou a lei de autoria do vereador Allan e ressaltou a importância que o e-sport tem para o Governo do Estado. “O governador Wilson Lima investe muito no esporte, e sabe que o esporte é a maior inclusão social do país”, declarou. Elias adiantou que a nova secretaria de Desporto e Lazer tem um departamento de e-sports que está de portas abertas para todos os segmentos.

Para o titular da Semtepi, Radyr Gomes, a Faesp é a maior parceira da pasta, por ser, segundo ele, a porta de entrada para os jovens que tanto precisam se viabilizar economicamente. “Hoje, a Faesp tem um leque de atuação dentro da secretaria e entrega para a população muita coisa que o poder público municipal tem que entregar. E o prefeito David Almeida tem apoiado bastante e vai potencializar os recursos para 2024, para que a Faesp possa executar melhor os trabalhos, fortalecendo as políticas públicas”.

Antes de encerrar a solenidade, o presidente da Faesp, Andryw Anthony, lembrou o quando é difícil buscar apoio junto às empresas, porque ainda há muito preconceito no mercado, mas que aos poucos o cenário está mudando.

“Na nossa cidade, quando se fala em jogos eletrônicos, ainda encontramos resistência, e a Faesp nasceu para isso, para quebrar o preconceito. E estamos conseguindo atrair a atenção das empresas privadas, do poder público, do mercado de games. É essa a missão”, finalizou.

Texto: Assessoria de comunicação do vereador
Fotos: Mauro Pereira/CMM