Início / Notícias / Atuação de vereadoras na CMM é destacada durante sessão plenária no Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8 de março, não passou despercebido na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Durante a realização do grande expediente, o presidente da casa parlamentar, vereador David Reis (Avante), parabenizou todas as mulheres que trabalham no Parlamento, em especial as vereadoras Thaysa Lippy (PP), Yomara Lins (PRTB), Professora Jacqueline (Podemos) e Glória Carratte (PL).

“Pra mim o dia das mulheres se faz todos os dias, eu que convivo com minha esposa, duas filhas, sou filho, tenho duas irmãs, portanto tenho a generosidade me dada por Deus, de conviver com todas essas mulheres que enriquecem nosso dia a dia e nos ajudam a alcançar nossos sonhos e objetivos”, parabenizou o presidente da CMM.

Em nome de todas as mulheres, a secretária-geral da Câmara, vereador Glória Carratte, recebeu a parabenização e enfatizou a importância das mulheres buscarem cada vez mais vagas nos parlamentos. “Nós precisamos incentivar as mulheres para que venham para o parlamento, porque estamos a cada dia mais acanhadas, menores nos parlamentos e nós temos tanta capacidade quanto os homens”, enfatizou.

Para a vereadora Thaysa Lippy, a essência da mulher precisa ser preservada. Durante seu discurso no grande expediente, ela também exaltou a capacidade feminina de estar em todos os lugares. “A nossa essência é que nos torna tão especiais, que nos faz ser tão especiais como mães, avós, filhas, esposas, profissionais e já provamos que podemos ocupar qualquer cargo de poder”, destacou.

Transporte público gratuito a idosos

Durante o grande expediente, o vereador Everton Assis (PSL), aproveitou para defender o Projeto de Lei 45/2022, de autoria do vereador Elissandro Bessa (SD), que autoriza a Prefeitura de Manaus a implementar a carteira de identificação do idoso para ter direito à gratuidade no transporte coletivo.

Nesta terça-feira a Câmara dos Deputados começou a analisar o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami), que prevê o aporte, por três anos, de recursos federais para subsidiar a tarifa gratuita de pessoas com mais de 65 anos e, ao mesmo tempo, garantir tarifa baixa para os demais usuários.

Segundo o parlamentar, que acompanhou uma comitiva da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da CMM em Brasília na última semana, para obter mais detalhes sobre o Pnami, a proposta que será deliberada na Câmara de Manaus, vai garantir que a capital amazonense receba este recurso federal. “Nós não temos um cadastro dos idosos, não sabemos quantos usufruem da gratuidade do transporte coletivo, o que será possível agora com esta propositura, nos preparando para receber este subsídio federal”, enfatizou.

Elissandro Bessa explicou que esse projeto, que deve ser deliberado nesta quarta-feira (09/3), vai dar mais segurança para o idoso, que passará a entrar pela porta da frente do ônibus, evitando assim constrangimentos e acidentes. “Muitas das vezes, o idoso é maltratado, porque ele entra por trás e o motorista arranca, ocasionando acidentes e com a carteirinha implantada, ele entrará pela parte da frente, vai passar pela catraca, se acomodar, o que será benéfico para todos”, explicou.

Comprovação

O projeto também modifica o Estatuto do Idoso, para garantir o acesso à gratuidade nos transportes o cidadão deve apresentar qualquer documento pessoal com fé pública que faça prova de sua idade.

O texto original é de autoria dos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Giordano (MDB-SP) e foi aprovado na forma proposta pelo relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Texto: Tiago Ferreira – Dicom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM