Início / Notícias / Câmara Municipal aprova Dia da Poesia em Manaus e projeto vai à sanção do prefeito

O Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na sessão desta sexta-feira (16/12), o Projeto de Lei que estabelece o dia 4 de setembro, como Dia da Poesia em Manaus. A proposta vai agora à sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.

Autor da proposta, o vereador Raiff Matos (DC) argumenta que o objetivo é valorizar os autores e estimular o surgimento de novos autores em Manaus dessa arte tão característica da capital amazonense.

De acordo com o Projeto de Lei, a oficialização da data, vai servir para a realização de eventos alusivos à história da literatura brasileira e homenagens aos poetas locais. Da mesma forma, poderão ser criados concursos, saraus, peças e exposições literárias com o objetivo de fomentar, incentivar, apoiar, descobrir, reunir e premiar poetas locais.

“A poesia é uma arte que precisa ser mais valorizada. O Amazonas tem tradição na formação de grandes poetas. Queremos estimular o surgimento de outros grandes nomes para essa arte tão fundamental”, justificou o vereador.

Luiz Bacelar, Tenório Telles, Thiago de Mello, Almir Diniz, Aldísio Filgueiras e Aníbal Beça são alguns dos grandes poetas que ajudaram e ainda ajudam a engrandecer a cultura amazonense. A proposta do vereador Raiff Matos foi subscrita pelos vereadores Jander Lobato, Joelson Silva, Marcel Alexandre, Marcelo Serafim, Peixoto, Rosivaldo Cordovil, William Alemão e Yomara Lins.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM