Início / Notícias / Câmara Municipal de Manaus apresenta sistema de autoatendimento em novo site

Câmara Municipal de Manaus apresenta sistema de autoatendimento em novo site

O site da Câmara Municipal de Manaus (CMM) está de cara nova. Coordenado e executado pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), em conjunto com a Diretoria de Comunicação da Casa Legislativa, o sistema, que passou por uma reformulação tecnológica, permite acesso mais rápido aos serviços e às notícias do parlamento e sobre o dia a dia dos vereadores.

Outro ganho trazido pelo novo site é a atualização das tecnologias utilizadas, que buscam maior segurança das informações disponibilizadas.

Através da nova plataforma, o internauta pode assistir as sessões plenárias ao vivo, além acompanhar reportagens, entrevistas e o jornal Câmara é Notícia. O jornal é transmitido pela rádio Câmara Manaus, frequência 105,5 FM, e pela TV Câmara Manaus, canal 6.3 em sinal aberto, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 9h.

A diretora da DGTI, Kelly Holanda, que atuou como responsável pelo Legislativo na construção do novo site, destaca que entre as principais novidades está o serviço de autoatendimento, efetuado através de ‘chatbot’.

A tecnologia, no caso do site da Câmara, é identificada por um boneco feminino, que está localizado no canto inferior direito da página inicial. A atendente virtual do site da CMM se chama MARA, nome inspirado na parte final da palavra Câmara.

O chatbot, que utiliza inteligência artificial, automatiza o atendimento, visando facilitar a busca de informações contidas no site.

“Esse serviço de autoatendimento já é muito utilizado por bancos, operadoras de telefonia e empresas que visam melhorar a interação empresa-cliente. Agora estamos trazendo essa funcionalidade para dentro do parlamento municipal. Qualquer cidadão que acessar nosso novo portal, através da MARA poderá, por exemplo, encontrar com muito mais facilidade, informações sobre os vereadores, matérias legislativas, comissões, incluindo a Escola do Legislativo (EscolegisCMM), que disponibiliza cursos online gratuitos à população, entre outros”, ressalta Kelly.

O novo site, assim como o anterior, atende aos requisitos da Lei de Transparência (LC 131/2009). Nos rankings da Transparência e de Controle Interno do Ministério Público de Contas (MPC), a Câmara Municipal de Manaus está nas primeiras posições.

Texto: Diretoria de Comunicação da Câmara

Foto: João Soares – Dicom/CMM