Início / Notícias / Câmara Municipal de Manaus celebra formação e oportunidade no Dia do Estagiário

Câmara Municipal de Manaus celebra formação e oportunidade no Dia do Estagiário

Casa Legislativa busca integrar e valorizar esses profissionais em formação

O estágio funciona como facilitador do acesso ao emprego formal, contribuindo efetivamente para a empregabilidade e o crescimento econômico do país - Foto: Maurício Martins/Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) celebra, nesta segunda-feira (18 de agosto), o dia do estagiário. A data foi instituída para reconhecer a atuação desses profissionais no mercado como aprendizes e praticantes de suas futuras profissões.

O estágio constitui-se como uma atividade educativa supervisionada, que visa preparar o estudante de forma ativa, compondo seu repertório profissional. A CMM representa um espaço de incentivo à prática do estágio, com atuação de estagiários em diversos setores, promovendo uma formação mais qualificada. É o que afirma o diretor de Recursos Humanos da Casa, Cassiano Alves.

“Sob a gestão do presidente da CMM, David Reis, temos um exemplo concreto de incentivo à educação e ao conhecimento. Seu compromisso em oferecer oportunidades de aprendizado e qualificação demonstra uma visão de futuro e a certeza de que investir na formação garante profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho”, disse o diretor.

A estagiária Dariene Souza, da Diretoria de Saúde da CMM, afirma sentir-se mais preparada para os desafios profissionais.

“Penso que, quando sair daqui, já estarei apta para o mercado de trabalho, porque as vivências que estou tendo aqui, de aprendizado, são de valor imensurável”, relata a estudante de Psicologia.

O Dia do Estagiário valoriza esse importante componente de órgãos, entidades e empresas. A data marca o aniversário da promulgação da primeira Lei do Estágio no Brasil, em 1982, documento que estabeleceu as regras para regulamentar a atividade no país. A regularização representou um marco, uma vez que, até então, o estágio era praticado apenas como atividade informal.

Segundo a Associação Brasileira de Estágio (Abres), o Brasil conta com cerca de 20,07 milhões de estudantes habilitados para estagiar, entre matriculados no ensino médio e no ensino superior. No entanto, apenas 1,1 milhão conseguem uma oportunidade, o que representa apenas 5,5% do total.

Os discentes alcançados pelo estágio são beneficiados não apenas com o conhecimento, mas também passam a contribuir com a renda familiar. Um levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que entrevistou cerca de 12 mil estagiários, revela que 10% deles são os únicos responsáveis pelo sustento de suas famílias.

Apesar de não ser a única provedora da renda familiar, a estagiária Sarah Moraes realiza um sonho por meio do estágio.

“Com o que eu recebo, pago minha faculdade e ajudo em casa com o que for preciso”, relata Sarah.

O estágio consolida-se como um importante componente do aprendizado e também como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Um levantamento da Abres aponta que entre 40% e 60% dos estagiários são efetivados ao final do contrato. Nesse sentido, o estágio funciona como facilitador do acesso ao emprego formal, contribuindo efetivamente para a empregabilidade e o crescimento econômico do país.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é o dobro da registrada na população adulta. Assim, o estágio revela-se como um potente instrumento de transformação da realidade, possibilitando a geração de emprego justamente para jovens dessa faixa etária.

A CMM busca valorizar todos os seus integrantes e reconhece a diferença provocada pelos estagiários que compõem sua equipe em diversos setores. Essa valorização se concretiza no esforço contínuo de apoiar os estagiários em todas as suas necessidades. A diretora de Saúde e supervisora de estágio, Hanan Awwad, compartilha como se dá o acolhimento da sua equipe.

“É com grande satisfação que recebemos todos os estagiários aqui. Temos estagiários de várias áreas da saúde, e é gratificante ensinar e dar conselhos, às vezes, até como uma mãe mesmo”, explica.

Essa conduta não se restringe à Diretoria de Saúde. A estagiária Emilly Souza afirma sentir-se honrada por ser orientada por profissionais tão competentes ao longo de sua formação.

“Já comecei a minha experiência profissional encontrando profissionais que, de fato, estejam empenhados em atender a população manauara e nos ensinar com tanto êxito é muito gratificante”, revela.

Novos horizontes se abrem para muitos profissionais. Um milhão de jovens com oportunidades ampliadas, prontos para os futuros que os aguardam. A partir das experiências geradas pelo estágio, esses estudantes estão mais bem preparados. Por fim, o diretor Cassiano Alves parabeniza todos os estagiários neste dia especial.

“A vocês, estagiários, o nosso muito obrigado pelo esforço, pela energia e pela vontade de fazer a diferença. Vocês são muito importantes para a nossa história e para o nosso presente, e temos a certeza de que serão protagonistas de um futuro promissor”, finaliza.

Texto: Letícia Victória/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram