Início / Notícias / Câmara Municipal de Manaus conquista recertificação em ISOs 9001 e 14001

Câmara Municipal de Manaus conquista recertificação em ISOs 9001 e 14001

Validação foi obtida após aprovação da Casa Legislativa em auditoria externa realizada em setembro

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) conquistou, nesta quinta-feira (26/10), a recertificação nas ISOs 9001, de gestão em processos; e 14001, de gestão ambiental. Os documentos que recertificam a Casa Legislativa foram obtidos após aprovação da CMM em auditoria externa realizada em setembro. A Casa está entre as cinco de todo o país a ser detentora das duas certificações.

“A recertificação reforça nosso comprometimento em executar os procedimentos internos de forma cada vez mais eficiente, nosso compromisso socioambiental, que também é muito importante. É resultado do empenho e dedicação de todos os servidores e tudo isso reflete no trabalho que executamos para toda a população”, disse o presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos).

Essa é a terceira recertificação garantida pela CMM, que obteve as ISOs em 2015. O analista legislativo da CMM, Aleksandro Machado, avalia a aprovação como uma grande conquista.

“É bem difícil você conseguir essas certificações, mas mantê-las é muito mais, por termos todo um trabalho com os servidores e a cada dois anos, mudam muitas pessoas, mas a Câmara tem se preocupado sempre com isso e neste ano, por determinação do presidente Caio André, conseguimos envolver todos os servidores e garantir mais uma vez essa recertificação”, comemorou.

Os trabalhos de auditoria externa iniciaram no dia 25/09, quando os departamentos da Casa passaram por uma avaliação dos métodos de gestão, além de orientações que atendam o Sistema de Gestão Integrada (SGI).

Certificações – A CMM possui, desde o ano 2015, a certificação na Norma ISO 9001-2015 (gestão em processos); e desde 2016 na Norma ISO 14001-2015 (gestão ambiental).

Dentre as ações adotadas na Casa Legislativa e que envolvem todos os servidores, estão a coleta seletiva, a coleta de pilhas e eletrônicos, reutilização da água da chuva, torneiras equipadas com dispositivos que reduzem o desperdício de água, luzes com sensor de movimento, painéis solares e geradores de energia.

A CMM ainda atua na conscientização dos servidores que são orientados a trazer copos de sua casa ou a adotar um copo descartável por dia. A redução do uso do papel também está entre as ações da Casa Legislativa que passou a adotar o sistema Câmara Digital para a tramitação de documentos de forma online.