Início / Notícias / Câmara Municipal de Manaus delibera Projeto de Lei que trata sobre nivelamento de tampões nas vias públicas

Câmara Municipal de Manaus delibera Projeto de Lei que trata sobre nivelamento de tampões nas vias públicas

Proposta determina que empresas façam o ajuste de tampas metálicas, caixas de inspeção e tampões após obras em ruas da capital

Projeto é de autoria do vereador Professor Samuel (PSD). - Foto: Eder França/Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, nesta segunda-feira (15 de setembro), durante a 78ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei n.º 348/2024, de autoria do vereador Professor Samuel (PSD). A proposta determina que empresas responsáveis por obras de pavimentação, recapeamento, tapa-buracos, manutenção e reconstrução de vias públicas realizem o nivelamento de tampões, caixas de inspeção e tampas metálicas de telefonia, energia elétrica e esgoto cloacal.

O vereador conta que a proposta visa garantir maior segurança e conforto a motoristas e pedestres, reduzindo riscos de acidentes causados pelo desnivelamento das tampas nas ruas da capital.

“Quem circula por Manaus sabe que, quando a prefeitura realiza serviços de pavimentação ou manutenção, muitas tampas de empresas de energia, telefonia e saneamento ficam desniveladas. Este projeto estabelece a obrigação dessas empresas acompanharem os trabalhos da prefeitura e ajustarem as tampas, garantindo mais segurança, principalmente para motociclistas, e permitindo um trânsito mais tranquilo na cidade”, explicou o parlamentar.

O projeto segue agora para a 2ª discussão na CMM.

Proteção social a crianças e adolescentes

Os vereadores também deliberaram o Projeto de Emenda à Loman n.º 005/2025, do vereador Mitoso (MDB), que propõe políticas públicas específicas de proteção social para crianças e adolescentes órfãos. A proposta foi encaminhada para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Atendimento multidisciplinar à fibromialgia

Foi apreciado ainda o Projeto de Lei n.º 227/2025, do vereador Gilmar Nascimento (Avante), que cria a Política Municipal de Atendimento Multidisciplinar às Pessoas com Fibromialgia. O parecer favorável foi aprovado e a matéria seguirá para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Saúde mental e enfrentamento à violência psicológica

Também avançou em primeira votação o Projeto de Lei n.º 117/2024, do vereador Diego Afonso (União Brasil), que institui o Programa de Fortalecimento da Saúde Mental e de Enfrentamento à Violência Psicológica entre Mulheres. O projeto seguirá para segunda discussão.

Pequeno Expediente

Durante o Pequeno Expediente, parlamentares destacaram diferentes ações de seus gabinetes. Marco Castilhos (União Brasil) falou sobre iniciativas na zona Leste da capital, com visitas aos bairros Zumbi e Puraquequara.

O vereador João Paulo Janjão (Agir) ressaltou a importância de políticas públicas para pessoas em situação de rua e apresentou a proposta de criação do primeiro albergue municipal para essa população no centro de Manaus.

“É um passo importante para garantir dignidade e acolhimento às pessoas em situação de rua na capital, além de abrir um espaço para inclusão social e acompanhamento contínuo dessas pessoas”, disse.

Além disso, o vereador comentou sobre os avanços na BR-319, afirmando que acompanha de perto o processo de revitalização da rodovia.

Texto: Stephane Brasil/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram