A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Diretoria de Saúde (Disau), realiza nesta quarta-feira (15 de outubro), a palestra ‘Conhecimento e prevenção salvam vidas’, em alusão ao ‘Outubro Rosa’, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. A campanha também abrange o câncer do colo do útero. O evento acontece a partir das 9h, no auditório Zany dos Reis, na sede do Legislativo Municipal.
A palestra será ministrada pela Dra. Nájla Pinheiro, médica oncologista e coordenadora do Serviço de Oncologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon/Imed).
De acordo com a diretora de Saúde da CMM, Hanan Awwad, a iniciativa reforça o compromisso da Casa Legislativa com o bem-estar e a saúde dos servidores e da população.
“Nosso objetivo é promover informação e conscientização. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e salvar vidas”, destacou a diretora.
O evento faz parte da programação especial do ‘Outubro Rosa’ na CMM, que ao longo do mês, contará com outras ações voltadas à saúde da mulher e à valorização da vida.
Como parte da programação que integra as ações institucionais da CMM, a Casa Legislativa recebe, no hall principal, a exposição fotográfica ‘Mulheres Gloriosas’, uma iniciativa da Rede de Apoio Gloriosas em parceria com a Câmara.
O projeto tem como objetivo dar visibilidade a dez mulheres que venceram o tratamento oncológico, destacando seus relatos de superação e, também, o impacto positivo que exercem em suas comunidades.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas de atenção à mulher.
“A Câmara, como Casa do Povo, tem o dever de apoiar iniciativas que integrem cidadania, cultura e conscientização. Ao acolher esta exposição, reconhecemos a força dessas mulheres e reafirmamos nosso compromisso em apoiar sua luta”, declarou.
A mostra iniciou nesta terça-feira (14 de outubro), é aberta ao público e deve ficar na CMM até quinta-feira (16 de outubro), das 8h às 14h.
Texto: Eliana Nascimento e Stephane Brasil/Dicom
Acessibilidade