Início / Notícias / Câmara Municipal de Manaus realiza reunião para avançar na modernização do sistema Câmara Digital

Câmara Municipal de Manaus realiza reunião para avançar na modernização do sistema Câmara Digital

Iniciativa busca integrar por completo a tramitação legislativa ao ambiente digital

A reunião reforça o compromisso da CMM com a modernização administrativa e a digitalização de seus processos legislativos - Foto: Divulgação / Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Diretoria Legislativa, promoveu nesta segunda-feira (7 de abril) uma reunião de aperfeiçoamento técnico com a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI), com o objetivo de alinhar estratégias para a evolução do sistema Câmara Digital, especialmente no que diz respeito ao módulo legislativo.

A reunião tratou de pontos essenciais para a modernização da tramitação das proposituras dentro da Casa Legislativa, com foco na implantação definitiva da tramitação digital dos Projetos de Lei e demais matérias legislativas, além da implementação da assinatura digital em votações nas Comissões permanentes.

De acordo com o Diretor Legislativo, Darlem Monteiro, a iniciativa busca consolidar um processo totalmente digital dentro da Câmara, unificando etapas que hoje ainda dependem de sistemas paralelos.

“O sistema Câmara Digital possui dois módulos: o administrativo, já em uso, e o legislativo, que está em fase de implementação. Nosso foco agora é garantir que toda a tramitação das proposituras, desde o protocolo até a votação, ocorra exclusivamente no ambiente digital. Hoje, parte desse processo ainda precisa ser transferida para outro sistema, o SAPL. Queremos integrar tudo no Câmara Digital, sem abrir mão do SAPL como ferramenta de consulta, pois ele é intuitivo, rápido e muito útil para pesquisa”, explicou.

Durante a reunião, também foi discutida a adoção de assinaturas digitais para pareceres nas reuniões das Comissões, bem como a utilização de tablets fornecidos pela DGTI para possibilitar a votação eletrônica pelos vereadores durante as sessões. Essa medida já está em vigor no plenário, nas votações nominais, e a expectativa é que se estenda por completo às Comissões.

“A DGTI nos cedeu oito tablets para que possamos simular, já nas reuniões de Comissão, a votação digital. Com isso, o vereador poderá votar diretamente no sistema, assinando digitalmente os pareceres. Essa é uma das implementações que visam agilizar e dar mais transparência ao processo legislativo”, destacou Darlem.

A reunião reforça o compromisso da CMM com a modernização administrativa e a digitalização de seus processos legislativos, promovendo mais eficiência, segurança e transparência na atuação parlamentar.

Texto: Eliana Nascimento/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram