Início / Notícias / Câmara promove palestra para conscientizar sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama

MANAUS, 31/10/22 CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS REALIZA PALESTRA REFERNTE AO CANCER DE MAMA. MINISTRADO PELA BIOLOGO, JUDITH FERREIRA. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou na manhã desta segunda-feira (31/10), uma palestra para falar sobre o Outubro Rosa. O evento ocorreu na Sala de Cinema Silvino Santos, aberto para servidores e para o público externo.

Com o tema “Câncer de Mama – Minha História”, a bióloga Judith dos Santos, foi a convidada para debater o assunto na Casa Legislativa. A palestrante ressaltou a importância do diagnóstico precoce para a prevenção da doença. “Eu sou uma vencedora há sete anos e estou aqui para alertar as mulheres e os homens, já que cada homem tem no mínimo três mulheres, sendo elas mãe, esposa e filhas e também para que entendam que o câncer atinge os homens, mas num percentual bem pequeno, por isso é importante a realização dos exames precocemente”, ressaltou a bióloga.

O câncer de mama é uma doença que acomete predominantemente mulheres e tem como fator de risco a idade avançada, excesso de peso e histórico familiar. Essa enfermidade é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. As células mais afetadas são as que revestem os ductos mamários ou se encontram nos lóbulos das glândulas mamárias. Os tumores são chamados de carcinomas ductais ou lobulares.

As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama).

O Sistema de Informação de Câncer (Siscan) da Semsa indica que, de janeiro a agosto de 2022, foram realizadas 13.611 mamografias, sendo que desse número, 11.737 exames foram realizados em mulheres na faixa etária de rastreio (de 50 a 69 anos). Do total de 147 biópsias realizadas nos SDMs, 52 procedimentos deram resultado maligno.

Texto: Saulo Viégas – DICOM/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – DICOM/CMM