Início / Notícias / Capitão Carpê ressalta que Guarda Municipal estava há 72 anos esquecida pelo poder público

Durante entrevista concedida ao programa Meio Dia, da Rádio Onda Digital, nesta terça-feira (26/4), o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) afirmou, que para combater a violência e garantir mais segurança à população e ao patrimônio público, se faz necessário, preparar, capacitar e treinar a Guarda Municipal com arma de fogo.

“Se combate violência com repressão. Se o Guarda Municipal estiver no Parque dos Bilhares e ali ocorrer algum sinistro, ele vai poder proteger o cidadão, se proteger e poderá fazer um patrulhamento preventivo naquela área. A nossa Guarda estará presente 24 horas em espaços públicos do município. Estou acompanhando como presidente da Comissão de Segurança Pública Municipal da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o processo de treinamento e eliminatório, como exames de aptidões físicas e psicológica, que irão classificar esses agentes para a próxima fase, afirmou o parlamentar.

Ainda segundo o vereador, a Guarda Municipal tem a sua atuação independente da polícia, e o município e o estado vão somar forças com o objetivo único de proteger o cidadão. O parlamentar destacou ainda, que promover melhorias à Guarda Municipal é um dos principais compromissos de seu mandato e lembrou que em 2021 destinou mais de R$ 200 mil de emenda parlamentar para realizar a aquisição de equipamentos.

Projeto

O projeto para o armamento da Guarda Municipal foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em junho de 2021. Em agosto, um projeto de emenda à Lei Orgânica de Manaus (Loman), que regulamenta o porte de arma de fogo pela Guarda Municipal, foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador