Início / Notícias / Certificado de vacinação é emitido pela Semsa após solicitação do vereador João Carlos

A vacinação consiste num dos meios mais confiáveis para a contenção do avanço da pandemia e prevenção de novas doenças desde o nascimento. A imunização de rotina é considerada um serviço essencial e deve ser mantida. O Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, disponibiliza gratuitamente, para os recém-nascidos até a terceira idade, vacinas que protegem contra mais de 40 doenças, mas infelizmente, ao atingir a idade adulta, milhares de pessoas acabam esquecendo de quais vacinas foram imunizados ao perderem seus comprovantes.

Diante disso, o vereador João Carlos (Republicanos), apresentou no Projeto de Lei que dispõe sobre a certidão municipal de Vacinação. A ideia do parlamentar é criar uma carteira virtual de imunização que conste todas as vacinas, desde criança até a fase adulta. Segundo a proposta apresentada pelo parlamentar, para atualização dos dados sobre aplicação das vacinas e suas respectivas dosagens, a pessoa deverá comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde do Município com sua carteira de vacinação física, para que sejam inseridos no banco de dados da saúde municipal.

Segundo o documento, a carteira constará na base de dados para emissão da Certidão Municipal de Vacinação as informações sobre as vacinas contra Difteria e Tétano (dupla adulto), Difteria, Tétano e Pertussis (DTP), DTP+HIB+HB (penta), Febre Amarela (atenuada), Hepatite A (HÁ) (4), Hepatite B, Influenza (10), Menicocócica C (conjugada) (4), Papilomavirus Humano (HPV) , Poliomelite 1 e 3 (VOP atenuada, Poliomelite 1,2,3 (VIP inativada), Pneumocócia 10 valente (PNCC10) (4), Pneumocócica 23 valente (PNCC23) (8), Rota Vírus Humano G1P1 (VRH) (3), Sarampo, Caxumba, Rubéola (Tríplice Viral – SCR), Sarampo, Caxumba, Rúbeola e Verícela (SCRV) (4) (7), Tuberculose (BCG), Varicela (9) e outras que se fizerem necessárias.

“A Certidão Municipal de Vacina conterá o nome da pessoa, sexo, número do CPF, data de nascimento e nacionalidade, além da data da aplicação, nome da vacina e doses administradas”, explicou o parlamentar, informando ainda que a Prefeitura Municipal de Manaus emitirá no portal eletrônico da Secretária Municipal de Saúde a Certidão Municipal de Vacinação contendo toda grade vacinal do cidadão, possibilitando visualizar, salvar e imprimir as informações.

“Fiquei muito feliz em saber que nossa proposta foi aceita pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), e já está em pelo funcionamento”, disse João Carlos.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM