A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (6 de agosto), o Projeto de Lei nº 042/2025, de autoria do vereador Luis Mitoso (MDB), que propõe reconhecer como essenciais os serviços prestados por profissionais de beleza na capital. A matéria segue agora para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
De acordo com o parlamentar, o objetivo é assegurar que atividades exercidas por manicures, cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, cosmetólogos, técnicos em estética, depiladores, podólogos e maquiadores não sejam interrompidas em eventuais situações de emergência ou calamidade pública.
“Hoje, esta Casa avançou na valorização profissional e econômica de milhares de famílias que atuam nesse segmento. Essas atividades vão além da estética — envolvem saúde, autoestima e bem-estar. Precisamos garantir que não sejam novamente afetadas como ocorreu durante a pandemia”, afirmou Mitoso.
A proposta considera a importância social e econômica desses profissionais para a cidade e busca resguardar o pleno funcionamento do setor, contribuindo com o fortalecimento de pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos.
Texto: Marcello de Paulo (assessoria de imprensa do parlmentar)
Acessibilidade