Início / Notícias / CMM aprova Projeto de Lei de Jander Lobato contra uso irregular de contêineres em Manaus

CMM aprova Projeto de Lei de Jander Lobato contra uso irregular de contêineres em Manaus

Projeto que cria regras mais duras para quem abandona Contêiners em via pública segue para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida

Proposta nasceu da por intermédio do vereador Jander Lobato que recebeu diversas reclamações em suas redes sociais acerca dos Contêiners abandonados. - Foto: Divulgação/Assessoria

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira (30 de junho), o Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Jander Lobato (PSD) que estabelece regras mais rigorosas para o uso de contêineres no espaço urbano da capital amazonense. O texto agora segue para sanção do prefeito David Almeida (Avante), que, ao assinar a proposta, transformará a medida em lei com aplicação imediata.

A proposta, que acrescenta os artigos 54-A e 54-B à Lei Complementar nº 5, de 16 de janeiro de 2014 (Código de Posturas do Município de Manaus), visa coibir o uso indevido de contêineres em vias públicas, tanto por empresas
quanto por particulares, estabelecendo penalidades mais claras para irregularidades.

Entre os principais pontos da nova lei, destaca-se a proibição do abandono ou estacionamento de contêineres em vias públicas, praças ou passeios, exceto em situações devidamente autorizadas pelo poder público.

Além disso, a legislação responsabiliza empresas transportadoras por trafegar com contêineres destravados ou mal acondicionados, o que representa risco à segurança viária. O descumprimento das normas poderá acarretar em sanções como multas, apreensão do equipamento e responsabilização civil e administrativa dos infratores. A proposta nasceu da por intermédio do vereador Jander Lobato que recebeu diversas reclamações em suas redes sociais acerca dos Contêiners abandonados e o transtorno causado por eles, nas vias públicas de Manaus.

Jander também destaca o perigo causado por caminhões que transitam sem respeitar os parâmetros de segurança, com a total negligência em relação ao uso de travas de segurança, que afixam os contêiners no semi-reboque.

A nova lei busca não apenas preservar a organização viária, mas também garantir maior segurança à população, evitando acidentes envolvendo contêineres mal posicionados ou mal fixados durante o transporte. A expectativa agora é que, com a sanção do prefeito David Almeida, o município passe a contar com mais uma ferramenta de fiscalização e ordenamento urbano, promovendo mais segurança e mobilidade nas ruas de Manaus.

Texto: Marcelo Sodré (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram