Início / Notícias / CMM debate importância dos professores e implementação do novo teste do HPV

CMM debate importância dos professores e implementação do novo teste do HPV

Parlamentares felicitaram os educadores pelo Dia do Professor e também apresentam balanço sobre Audiência Pública

Vereador Professor Samuel celebrou a data enfatizando o caráter social da profissão. - Foto: Eder França/Dicom

Parabenizações e os desafios enfrentados pelos professores em Manaus foram temas de destaque da Sessão Plenária desta quarta-feira (15 de outubro), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os parlamentares parabenizaram todos os educadores da capital em razão do Dia do Professor, comemorado neste dia 15.

Os vereadores Professor Samuel (PSD) e Saimon Bessa (União Brasil) celebraram a data, enfatizando o caráter social da profissão, bem como os desafios que os docentes enfrentam na capital amazonense.

“O professor, onde quer que esteja no Brasil, tem uma missão muito grande, de herói, de guerreiro, mas que não tem o reconhecimento e a valorização que deveria. Manaus é uma capital diferente, com suas particularidades, então temos que parabenizar essa classe. Ser professor é ir além da reprodução de conteúdo; é ensinar também cidadania”, disse o vereador Professor Samuel.

“Eu me sinto até emocionado por ter esse momento de parabenizar essa classe tão importante para a sociedade, classe daqueles que muitas vezes não sabem da relevância que têm para as pessoas”, afirmou o vereador Saimon Bessa.

Ainda durante a sessão, o vereador Aldenor Lima (União Brasil) falou sobre o Projeto de Lei de sua autoria que busca alterar a Lei do Programa Municipal de Melhorias Habitacionais Casa Manauara. A proposta visa vedar a concessão do benefício a pessoas condenadas pela prática de crimes de maus-tratos contra animais.

“Porque uma pessoa que maltrata um animal não merece ser beneficiada com nenhum projeto, seja ele municipal ou estadual. A pessoa que maltrata um animal também faz isso com criança, idoso ou mulher, e a gente tem que punir com o rigor da lei”, relatou o parlamentar.

Já o vereador Marcelo Serafim (PSB) apresentou um balanço da Audiência Pública realizada na CMM, que discutiu a implementação do novo teste do HPV Oncogênico na capital. A nova diretriz do Ministério da Saúde visa reforçar a prevenção do câncer de colo de útero.

“O HPV oncogênico é um exame novo que o Ministério da Saúde está implementando em cidades do Brasil, em que vamos ter a prevenção do câncer do colo do útero efetivamente encurralada. Hoje, o principal agente etiológico dessas doenças é exatamente a presença do HPV. Na hora em que Manaus conseguir implantar o que o Ministério da Saúde já está realizando como protocolo, certamente vamos poder identificar, em uma fase muito inicial, a presença do HPV, dando o seguimento necessário para que essas mulheres não tenham uma evolução do câncer e acabem morrendo”, apontou o vereador.

Texto: Michael Douglas/Dicom 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram