Início / Notícias / CMM destaca ‘Rádio 6 Irmãos’ nas celebrações dos 90 anos do programa ‘A Voz do Brasil’

CMM destaca ‘Rádio 6 Irmãos’ nas celebrações dos 90 anos do programa ‘A Voz do Brasil’

Rádio comunitária da zona Oeste de Manaus mantém, há 36 anos, a tradição do programa; edição especial será transmitida pela Rádio Câmara Manaus

Radialista Waltemir Mendonça comanda a Rádio 6 Irmãos, que há 36 anos transmite diariamente o programa A Voz do Brasil. - Foto: Sidney Mendonça/Dicom

A história da ‘Rádio 6 Irmãos’, emissora comunitária localizada na Zona Oeste de Manaus, é um exemplo de resistência e dedicação à informação pública. Fundada há 36 anos no bairro São Raimundo pelo radialista Waltemir Mendonça, a rádio mantém viva, diariamente, a transmissão do programa ‘A Voz do Brasil’, unindo tradição, memória e tecnologia em sua programação. Agora, a emissora ganha destaque nacional ao integrar as homenagens aos 90 anos do programa mais longevo do rádio brasileiro.

Como parte das comemorações, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Diretoria de Comunicação (Dicom), participa ativamente da edição especial dos 90 anos de ‘A Voz do Brasil’. Pela primeira vez, o noticiário oficial será montado e transmitido diretamente dos estúdios da Rádio Câmara Manaus (105,5 FM), uma ação inédita que marca a presença da capital amazonense nas celebrações nacionais do programa.

Dentro dessa iniciativa, foram produzidas reportagens especiais que resgatam a importância histórica e atual de ‘A Voz do Brasil’ e reforçam o papel fundamental do rádio na vida da população. Uma dessas reportagens é dedicada à Rádio 6 Irmãos, destacando sua contribuição à comunicação comunitária e à manutenção da cidadania por meio do acesso à informação, que, há 36 anos, mantém viva a tradição do programa A Voz do Brasil.

Fundada no bairro São Raimundo pelo radialista Waltemir Mendonça, a Rádio 6 Irmãos transmite diariamente o programa, unindo informação, memória e tecnologia em sua programação. Ex-mecânico de motores marítimos, Waltemir decidiu trocar as ferramentas pelo microfone, criando a rádio com recursos próprios. Desde então, a 89,1 FM tornou-se referência local ao oferecer uma programação que combina música, notícias, mensagens religiosas e prestação de serviços, sempre com apoio da comunidade, de empresários locais, do governo e da prefeitura.

“Eu ainda tenho todo o carinho com A Voz do Brasil. A rádio mudou, a tecnologia evoluiu, mas a tradição segue firme”, afirma Waltemir, que relembra os tempos em que transmitia o programa por alto-falantes no porto de São Raimundo.

Desde 2018, com a flexibilização dos horários de transmissão de ‘A Voz do Brasil’, rádios comunitárias como a 6 Irmãos conseguiram adaptar o noticiário à sua grade, mantendo o compromisso com a informação pública.

Para Genilson Silva, comerciante do porto, a programação é indispensável. “As notícias me informam. O rádio eu não posso abandonar”, destaca.

Criado em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, A Voz do Brasil nasceu como Programa Nacional e evoluiu para se tornar o principal noticiário dos Três Poderes da República. Hoje, o programa está presente no rádio, na internet, em aplicativos e até como podcast, comprovando que tradição e inovação podem andar lado a lado.

“A Voz do Brasil foi ganhando novas roupagens, mas continua cumprindo seu papel de aproximar o cidadão das decisões do Estado”, destaca a pesquisadora Edilene Mafra, especialista em rádio e mídia sonora.

A edição especial, coordenada pela Dicom da CMM, reafirma o compromisso da comunicação pública com a valorização da história, da cultura e da democratização da informação. As reportagens produzidas seguem sendo veiculadas na programação da TV e Rádio Câmara Manaus e nos canais oficiais da Casa Legislativa.

Texto: Priscila Gama/Dicom

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram