A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu início nesta segunda-feira (13/6), a programação da III Semana do Meio Ambiente, o evento vai até o dia 15 de junho, com palestras, exposições e distribuição de mudas. Com o tema “Uma só Terra”, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Semana pretende destacar a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza.
A abertura do evento aconteceu no Memorial Carlos Zamith, na sede do Legislativo Municipal com a exposição de produtos oriundos de materiais recicláveis, como o projeto ‘Semente e Arte’, criado pelo técnico em radiologia, Anderson Gil, que viu no lixo jogado fora uma oportunidade de contribuir com a preservação do meio ambiente.
“A reciclagem de resíduos é fundamental pois resulta em benefícios como a redução da poluição do ar, dos rios, dos oceanos e do solo”, ponderou Anderson Gil.
Na sala de cinema Silvino Santos, a engenheira ambiental Stefanie de Araújo, abriu a programação de palestras discursando sobre resíduos sólidos e impacto que o mal descarte desses resíduos gera ao meio ambiente. “Nós seres humanos somos os principais responsáveis pelas graves mudanças no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade. Ela destaca a Lei nº 5.860/2016, que estabelece as diretrizes para a instituição de programas de reciclagem de resíduos sólidos nas redes públicas de privadas no país, como um incentivo para conscientização das futuras gerações”.
A III edição da Semana do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus vai ser realizada até a quarta-feira (15/6), das 9h horas da manhã até ás 14h da tarde. A programação é aberta ao público interno e externo da Câmara e conta com palestras, exposições e distribuição de mudas de planta.
Texto: Imina Batista – Dicom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM