Início / Notícias / CMM recebe representantes da Amazonas Energia para tratar de apagões em Manaus

CMM recebe representantes da Amazonas Energia para tratar de apagões em Manaus

Casa Legislativa recebeu visita técnica do diretor de relações institucionais e do gerente do Departamento de Operações da concessionária

Representantes prestaram esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Amazonas Energia e os apagões registrados em Manaus. Foto: Cleuton Silva/Dicom-CMM

A 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta segunda-feira (26 de maio), contou com a visita técnica do diretor de relações institucionais da Amazonas Energia, Radyr Gomes de Oliveira, e do gerente do Departamento de Operações da concessionária, Raimundo Nascimento Junior. Os dois prestaram esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Amazonas Energia e os apagões registrados em Manaus.

O encontro foi uma propositura do vereador Eurico Tavares (PSD), que presidiu a Sessão e mediu o debate entre os representantes da concessionária e os demais parlamentares. Para ele, mesmo com o encontro se mostrando muito importante, grande parte dos questionamentos feitos no plenário não foram respondidos.

“Um momento muito importante, até para esclarecer alguns fatos para a população, até porque muitas das coisas que foram ditas aqui eu mesmo não sabia. Tiraram algumas dúvidas a respeito da parte técnica, mas o principal não conseguimos ter que é ‘o que vai ser feito para melhorar o serviço?’, não tivemos essa resposta. Queríamos trazer para a população o porquê do descaso com o serviço, as quedas de energia, porque pagamos tão caro na tarifa e o que vão fazer com a população que perde um produto por causa da queda de energia, o que não conseguimos”, disse o vereador.

Durante seu momento de fala no plenário, o diretor de relações institucionais da Amazonas Energia, Radyr Gomes de Oliveira, afirmou que as quedas de energia registrados em Manaus se devem, em sua maioria, a fatores alheios a concessionária, como por exemplo incidência de raios e quedas de postes causadas por acidentes de trânsito.

“Somos a região que mais cai raio no Brasil, Novo Airão é a cidade que mais cai raio no mundo e não tem rede de distribuição que suporte, nem mesmo proteção, que era para agir se não iria danificar todo o sistema. Muitas das vezes, essa Casa também não sabe a quantidade de abalroamento de postes registrados em Manaus, mas o senhor que está lá na ponta não sabe disso, ‘é a Amazonas Energia’, somos nós, que estamos na ponta [desse processo] que sofremos mais”, disse o diretor de relações institucionais da concessionária.

Após os pronunciamentos dos representantes da concessionária, os vereadores fizeram uma série de questionamentos, indo desde a “culpabilidade” pelas quedas do fornecimento até os processos realizados pelos consumidores.

“A grande alegação [da apresentação] é que nem tudo é culpa da Amazonas Energia, e fica muito fácil você transferir essa responsabilidade para outro ente/responsável. Eles [representantes] alegam que são responsáveis apenas pela distribuição, mas quando o consumidor que está lá no bairro e tem a sua geladeira queimada por conta das quedas de energia, para quem que ele vai reclamar? Precisa ficar muito claro, quando há uma queda de fornecimento, para quem a gente pode recorrer”, ressaltou o vereador Paulo Tyrone (PMB).

Texto: Michael Douglas/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram