Início / Notícias / Comissão de Defesa do Consumidor da CMM alerta sobre direitos na compra de pescado

A capital amazonense é, culturalmente, uma grande consumidora de pescado de água doce. Com a Semana Santa, a demanda pelo produto é impulsionada e movimenta o segmento. Como geralmente o produto é vendido in natura e fresco, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec/CMM) alerta os consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados na compra de pescados, principalmente, nesta época do ano.

A Comdec aconselha realizar uma pesquisa de preços em feiras livres, pontos de vendas temporários, peixarias e supermercados e ir às compras com antecedência, pois de última hora os produtos tendem a ficar mais caros. Além disso, se o consumidor optar pelo peixe congelado, a dica da Comdec é verificar se o freezer do estabelecimento permanece ligado ininterruptamente. Ao observar sinais de descongelamento, a orientação é não comprar. Além disso, sempre verificar a data de validade e as orientações para a boa conservação do produto.

Caso o consumidor opte por produtos enlatados, o presidente da Comissão, vereador Marcio Tavares (Republicanos), salienta que o consumidor precisa estar atento, observar as informações na embalagem do produto, peso líquido, data da embalagem, prazo de validade e orientações de conservação e preparo e informação nutricional. “A embalagem deve indicar o nome do fabricante, endereço, selo do serviço de inspeção municipal, estadual ou federal” alertou o presidente da Comdec, vereador Marcio Tavares.

Seus direitos

O direito à informação é fundamental na relação consumidor – fornecedor. Por isso, o fornecedor é obrigado a manter no estabelecimento comercial – ou feiras livres – a tabela de preços por quilograma. Os produtos devem estar dispostos de modo a não induzir o consumidor a erro. Caso o pescado esteja embalado, verifique se peso e preço são os mesmos nos caixas. Em caso de diferenciação, o consumidor pagará sempre o menor valor.

Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Valter Leandro – Assessoria de Comunicação do vereador