Início / Notícias / Diretora de Saúde da CMM participa da 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador

Diretora de Saúde da CMM participa da 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador

Evento reúne representantes do SUS para debater políticas públicas e definir diretrizes que serão levadas à etapa estadual e nacional

Evento acontece até quinta-feira (10 de abril), na Universidade Nilton Lins - Foto: Arquivo Pessoal

A diretora de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Hannan Awwad, participa da 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (3ª CMSTT), que acontece até quinta-feira (10 de abril), na Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e vai definir propostas e diretrizes que ajudarão a estabelecer políticas públicas de saúde voltadas aos trabalhadores, a serem executadas nos próximos anos, em níveis municipal, estadual e federal. O vereador Zé Ricardo (PT) também participou da abertura da solenidade nesta terça-feira (8 de abril).

Durante a programação, que reúne servidores e gestores para debater melhorias na saúde do trabalhador, a diretora de Saúde da CMM destacou a importância dos temas discutidos nos três esferas — gestores, profissionais de saúde e usuários — para a formulação de propostas que vão compor a conferência municipal e, posteriormente, a etapa nacional.

“A CMSTT fornece as diretrizes e prioridades que podem direcionar a Câmara Municipal de Manaus na formulação e implementação de políticas internas e ações voltadas à saúde e bem-estar de seus próprios servidores. Isso se manifesta através de subsídio para a Diretoria de Saúde. Ou seja, as discussões e demandas levantadas na Conferência oferecem informações valiosas para a Diretoria de Saúde da CMM planejar e executar programas de prevenção, promoção da saúde e acompanhamento dos servidores, além de base para Normativas Internas, quando as recomendações da CMSTT podem inspirar a criação de regulamentos internos relacionados à saúde ocupacional, segurança no trabalho, ergonomia e outros aspectos que impactam a saúde dos funcionários da Câmara”, detalhou a diretora.

A 3ª CMSTT reúne cerca de 350 participantes, entre representantes de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com 256 vagas destinadas a pessoas que atuarão como delegados, com direito a voz e voto, e que se inscreveram para representar as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus. As demais vagas são direcionadas a convidados e colaboradores.

Nesta quarta-feira (9 de abril), a programação seguirá com painéis temáticos abordando os eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social. No mesmo dia, no período da tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para iniciar a elaboração de diretrizes e propostas.

A programação da conferência encerra-se na tarde de quinta-feira (10 de abril), com a Plenária Final, quando as diretrizes e propostas elaboradas nos Grupos de Trabalho serão apresentadas. Ao final, os delegados escolherão, por votação, as propostas e diretrizes que serão encaminhadas para discussão na conferência estadual. Também haverá a votação dos delegados que irão representar Manaus na Conferência Estadual.

Texto: Eliana Nascimento/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram