A Diretoria da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participou, nesta sexta-feira (14 de março), da abertura do ano letivo 2025 da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11).
O evento realizado em Manaus abordou temas como trabalho digno, direitos trabalhistas e a relação com o meio ambiente.
A abertura do ano letivo teve como ponto principal a palestra do médico, advogado e professor Marcos Mendanha, que apresentou o tema: “Autocuidado e Saúde Mental em tempos Modernos”, tratando o impacto do uso excessivo de dispositivos eletrônicos e os aspectos negativos de se estar sempre produtivo e conectado.
Autor do livro “O que ninguém te contou sobre Burnout”, ele alertou para a crescente incidência de sofrimentos emocionais tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.
Durante a palestra, Marcos Mendanha destacou a importância de debater a saúde mental e os desafios trazidos pela hiperconectividade na sociedade contemporânea. Para ele, é fundamental criar espaços de acolhimento e diálogo.
“É preciso falar para se poder acolher melhor as pessoas, porque essa é uma pauta que está muitas vezes dentro das nossas casas. Um dos grandes motivadores do adoecimento mental é justamente a nossa relação com as telas, o que tem gerado solidão nas pessoas. A gente tá a cada dia mais com pessoas ao nosso lado no ponto de vista digital, mas na realidades estamos cada vez mais só”, disse o palestrante.
O diretor da Escola do Legislativo da CMM, Edilson Rhasiley, participou do encontro e ressaltou a relevância da temática para o serviço público.
Ele defende a promoção de ambientes de trabalho saudáveis e destaca o papel das instituições públicas na valorização do bem-estar dos seus servidores.
“A gente tem visto, nos últimos tempos, que o nível de vida agitado que a gente está tem prejudicado muito o trabalhador e o servidor público não é diferente. Isso mostra a importância do TRT apresentar esse tema, que nós ajuda a refletir e verificar de que maneira nós podemos contribuir para que o órgãos públicos ofereçam a seus servidores meios para que ele desenvolva sua atividade de forma saudável. Temas como esse são importantes, porque nós precisamos estar bem para conseguir exercer nossas atividades”
Ele também destacou o compromisso da Câmara Municipal de Manaus com a excelência no serviço prestado à população, o que passa, segundo ele, pelo cuidado com a saúde dos seus servidores.
“A Câmara tem um papel crucial, porque ela representa a população de Manaus na pessoa dos vereadores e servidores. Então a população espera da gente o melhor, a excelência, e para que façamos isso com maestria, precisamos estar bem”
Para a desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, diretora da Escola Judicial e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 2º Grau, o foco na saúde mental é prioridade nas ações da instituição.
Ela destacou as iniciativas desenvolvidas pela Ejud11 para promover o bem-estar dos servidores e a importância de ações preventivas focadas no autocuidado.
“Um dos temas que nós temos priorizado é a saúde mental e nesse caso o auto-cuidado, inclusive em nossa escola, que oferece muitas atividades voltadas para o bem estar. Há um interesse muito grande em preservar a saúde dos servidores públicos, que estão diante de um trabalho muito intenso e sob estresse”, enfatizou a desembargadora.
Texto: Michael Douglas/Dicom
Acessibilidade