Início / Notícias / Dr. Daniel preside sessão solene em homenagem aos 73 anos da Escola de Enfermagem de Manaus

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (Comsau/CMM), Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), presidiu a sessão solene em homenagem aos 73 anos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ocorrida nesta quinta-feira (24/11).

A solenidade contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), David Lopes Neto, no ato representando o Reitor da UFAM, professor Sylvio Puga, do diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, professor Esron Soares, além de coordenadores, professores, colaboradores e alunos da instituição, representantes do Poder Público Estadual, da Câmara Federal e convidados.

Para o vereador Dr. Daniel Vasconcelos, o ato foi uma merecida homenagem a uma instituição que tem papel fundamental para a saúde do Amazonas. “Sabemos dos relevantes serviços prestados durante esses 73 anos de existência, formando profissionais de excelência que estão cuidando da nossa população nos mais diversos lugares, nos âmbitos público e privado. Como presidente da Comissão de Saúde desta Casa Legislativa, é uma honra poder presidir essa justa homenagem”, disse o parlamentar.

Durante o ato, o diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, professor Esron Soares, agradeceu a homenagem e destacou a atuação da instituição na formação dos profissionais. “Gostaria de agradecer ao vereador Dr. Daniel Vasconcelos, por entender e ceder o espaço para esta homenagem. A Escola de Enfermagem é a primeira instituição no Amazonas a formar trabalhadores da Enfermagem para o mercado trabalho. E hoje, a maioria destes formandos estão nas secretarias estaduais e municipais, atendendo as demandas sociais, seja formando Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, projetos de Pós-Graduação, Mestrado e propondo agora, o Doutorado”, apontou o diretor.

Para o Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Ufam, a sessão solene representou o reconhecimento do trabalho de qualidade que a escola vem desenvolvendo. “A Escola de Enfermagem, tanto para Manaus, quanto para o Amazonas, Região Norte, Brasil e o mundo, tem grande relevância por formar profissionais de alta qualidade. A UFAM é parte desta história, trazendo para dentro da Universidade, a partir de 1997, a escola, uma unidade de alto padrão, que desde 1949, vem formando profissionais para a Amazônia. Esse reconhecimento na Câmara Municipal é de suma importância”, disse o professor.

A estudante do quinto período de Enfermagem, representando o Centro Acadêmico do Curso de Enfermagem (Cacen), Rebeca Alves Mendes, destacou que a instituição é um lugar de oportunidades. “Sempre me identifiquei com a área de saúde em geral. Ao terminar o ensino médio, comecei a pesquisar mais sobre, e, acabei me identificando com o curso, por cuidar das pessoas, uma parte mais humanitária. Na escola, expandi meus horizontes, pois é um lugar de muitas oportunidades para os alunos, o que é de extrema importância, principalmente na área científica. E por ser ensino de tempo integral, a escola se tornou a minha segunda família Aqui temos a consciência de estarmos nos preparando da melhor maneira para o futuro”, comentou a estudante.

Texto:  Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Victor Nogueira – Assessoria de Comunicação do vereador