A Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou nesta quarta-feira (03/05), uma Tribuna Popular em alusão ao Maio Laranja, para discutir sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante a Tribuna Popular, o vereador Ivo Neto (Patriota) se pronunciou em defesa das crianças e adolescentes. “Cerca de 90 casos de crimes sexuais e 55 casos de exploração sexual, aconteceram na nossa cidade somente no início deste ano, é importante que possamos combater esses crimes, e esse combate só vai acontecer através da união das instituições, do fortalecimento da rede de proteção da criança e adolescente, além de punições concretas para pessoas que cometem crimes sexual infantil”, afirma o parlamentar.
Ivo Neto criou a Lei nº 2.933, que estabelece que os prédios públicos do município sejam iluminados com a cor laranja durante o mês de maio, em alusão à Campanha de Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E também o Projeto de Lei nº 150/2023, que está em tramitação, que proíbe nomeação e contratação de pessoa condenada por crime sexual contra crianças e adolescentes para alguns cargos públicos em creches, escolas e demais instituições de ensino, entidades de acolhimento institucional, clínicas e hospitais pediátricos.
Sobre o Maio Laranja – Maio Laranja é uma campanha que atenta para ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Sendo o dia 18 de maio a data escolhida e instituída pela Lei Federal nº 9.970/00, para representar a campanha em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi vítima fatal de um crime de abuso sexual chocante e mesmo assim arquivado.
Texto: Taísa Passos- Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Diego Caja- Dicom/CMM
Acessibilidade