Início / Notícias / Gabinete do Dr. Daniel Vasconcelos visita Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase

Gabinete do Dr. Daniel Vasconcelos visita Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase

Há mais de 40 anos o Morhan acolhe e trata de pessoas atingidas pela Hanseníase em Manaus

A assessoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), realizou uma visita na última quarta-feira (25/01), na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus.

De acordo com o vereador, o objetivo da visita é estreitar os laços e reforçar a importância do “Janeiro Roxo” na capital amazonense. “Na qualidade de vereador de Manaus, é meu papel e de minha equipe estar junto da população, próximo às organizações que lutam a favor da dignidade das pessoas. Por esse motivo, o nosso gabinete veio ouvir as necessidades do Morhan, movimento este que tem um ótimo trabalho na reintegração de pessoas atingidas pela Hanseníase, e nos coloca à disposição da entidade”, apontou o parlamentar.

O Janeiro Roxo é dedicado à prevenção e ao controle da hanseníase. É um movimento mundial, celebrado no último domingo do mês, que neste ano será em 29 de janeiro, o Dia Mundial de Combate e Prevenção a Hanseníase, que conta com diversas ações, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a doença e lutar contra o preconceito, que infelizmente ainda existe, mesmo com o avanço da medicina.

Segundo o coordenador do Morhan, Pedro Borges, a entidade que existe há mais de 41 anos em Manaus, afirma que a visita do vereador Dr. Daniel é fundamental para que a entidade tenha visibilidade e cada vez mais possa melhorar seu atendimento. Pedro conta que o “Janeiro Roxo”, como de costume, é marcado por diversas atividades. “Iniciamos o mês participando de um evento na Universidade Paulista (Unip- Manaus), no dia 11, com a presença de várias autoridades sanitárias. Além disso, estamos trabalhando com palestras em locais públicos, panfletagem. E nosso encerramento será dia 31 de janeiro, com uma caminhada em nossa comunidade”, disse o coordenador.

Ainda de acordo com Pedro Borges, o preconceito existe pela falta de conhecimento. “É visível ainda o preconceito, por incrível que pareça, até mesmo nos órgãos públicos, quando a pessoa possui sequelas. Já ficam receosos de se aproximar, de dar um abraço, porque desconhecem como é feita essa contaminação, que não se dá pelo abraço, por vestir roupa, por sentar no lugar da pessoa, não é dessa forma, mas é pela convivência prolongada, através das pessoas que esteja positiva sem tratamento”, afirmou Borges.

“Ao começar o tratamento, após a primeira tomada de medicação, com 48h os bacilos já estão mortos, a pessoa não contamina mais. Mas precisa continuar o tratamento, dependendo do diagnóstico, a continuidade da terapia pode ser de seis meses, ou até mesmo por dois anos, muitas das vezes. Portanto, desde 1962 a cura da Hanseníase existe no mundo.  Se você tem uma mancha, uma dormência, procure uma Unidade Básica de Saúde”, finalizou o coordenador.

Texto:  Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto:  Renato de Carvalho – Assessoria de Comunicação do vereador 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram