Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (05/04) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora Glória Carratte (PL) destacou que apoia a causa dos autistas e defende melhorias para esse público. “Sempre defendi essa causa que é muito nobre, não poderia me furtar dessa situação. Tem funcionários no nosso gabinete com filhos que têm autismo. Entendo a luta incansável dessas famílias, e sempre estarei apoiando essa causa”, destacou a vereadora que é vice-presidente da 23º Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A parlamentar votou a favor dos requerimentos que tratam sobre audiência pública para discussão de pautas referentes aos professores mediadores qualificados para atuarem nas escolas municipais em apoio aos alunos com deficiência, que aconteceu nesta quarta-feira no plenário da CMM. Para Glória Carratte, as políticas voltadas para as pessoas com deficiência devem ser prioridade do parlamento.
Cessão de tempo – Famílias de pessoas com deficiências e autistas estiveram na galeria do plenário Adriano Jorge, para acompanhar a votação, e após aprovação foi feita uma cessão de tempo onde o jovem João Neves, autista de 24 anos, se pronunciou e falou em nome dos presentes. Em seu discurso, pediu atenção por parte dos vereadores pela classe dos autistas.
“O autista é visto pela sociedade como ser um ser incapaz, fato esse que não condiz com a nossa realidade. Somos capazes sim, todavia com nossas limitações. O que não temos são oportunidades e nossas limitações não são respeitadas”, disse o jovem que emocionou a todos com sua fala.
Acessibilidade