Início / Notícias / Ivo Neto defende a importância de ofertar serviços de psicologia nas redes públicas de Educação Básica

O atendimento realizado pelos profissionais especializados vai apoiar e orientar os alunos e suas famílias

Atento aos cuidados que os alunos de escolas municipais podem ter, o vereador Ivo Neto (Patriota) reforçou a importância do trabalho de saúde mental com eles, nesta quarta-feira (08/02), durante a ordem do dia, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parlamentar aproveitou a oportunidade e subscreveu o Projeto de Lei (PL) 170/2021, que propõe a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas Municipais de Educação Básica.

De acordo com o documento, o atendimento realizado pelos profissionais especializados vai apoiar e orientar os alunos e suas famílias, em busca de melhores alternativas para o sucesso no processo de aprendizagem e de integração escolar e social.

Para o vereador Ivo Neto, é importante falar sobre a saúde mental na educação, pois por meio dos atendimentos é possível suprir as necessidades dos alunos evitando assim, a evasão escolar.

“A escola é onde se concentra os estudantes jovens e adolescentes que muitas vezes trazem sérios problemas emocionais. E, esse projeto sendo aprovado será muito importante para a sociedade”, destacou o parlamentar.

O Projeto de Lei subscrito pelo vereador Ivo Neto, é de autoria do vereador Fransuá Matos (PV).

Dados – De acordo com dados da empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), cerca de 11.517 alunos foram matriculados este ano, somente nas escolas municipais de Manaus.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de depressão da América Latina e o maior índice de ansiedade do mundo. Segundo o site somos educação, a falta de discussão sobre o tema tem sido combatida nos últimos anos, tendo como objetivo a conscientização da sociedade e, consequentemente, a diminuição dos índices de depressão e suicídio. A comunidade escolar não pode ficar de fora dessa conversa e, por isso, é essencial que se fale sobre saúde mental nas aulas.

No contexto escolar, situações como bullying, pressão por notas altas, dificuldade de aceitação e problemas com pais e professores podem se tornar gatilhos para indisciplina na escola e para transtornos que marcam a adolescência e a vida adulta.

Texto/Foto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador