Início / Notícias / Ivo Neto recebe em seu gabinete representantes da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus

Segundo o parlamentar, os folcloristas de Manaus merecem apoio para continuar fomentando a cultura

Com o intuito de incentivar o folclore na cidade de Manaus, o vereador Ivo Neto (Patriota) recebeu nesta quinta-feira (26/1), em seu gabinete na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vice-presidente da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (Ligfm), o Ricardo Moldes; o tesoureiro, José de Arimatéia; Bruno, de relações públicas e o Alcides Januário, um dos diretores da Liga, para conversar sobre os grupos folclóricos que são grandes representantes, na capital amazonense.

Para o parlamentar, os folcloristas de Manaus merecem apoio para continuar fomentando a cultura. “Conversamos sobre os projetos futuros, e em que podemos contribuir para melhoria do folclore da nossa cidade. Coloco nosso mandato à disposição, para que a cultura popular da nossa cidade seja cada vez mais valorizada”, esclareceu Ivo Neto.

Durante a reunião, o presidente em exercício da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus, Ricardo Moldes contou que a Liga tem mais de 30 anos de história e nasceu de uma necessidade, criando uma organização da sociedade civil dos grupos folclóricos

“Somos 126 grupos filiados a liga, hoje ela tem uma dimensão muito maior do que há trinta anos atrás, além dos grupos folclóricos e é uma das entidades que organiza o Festival Folclórico de Manaus e do Amazonas. Ela faz a difusão cultural do folclore das tradições”, disse Ricardo Moldes.

Segundo ele, a Liga mantém os grupos com maior tradição na cidade, como os Bois tradicionais, Garrotes, tribos, Cacetinho, Quadrilhas tradicionais, Cirandas entre outras. “São grupos que fazem parte dessa miscigenação de culturas que compõem a cidade, desde o ciclo áureo da borracha, quando os imigrantes vieram pra cá e fizeram parte dessa exploração cultural que era Manaus, considerada a Paris dos trópicos”, explicou.

Ricardo Moldes, que também é Conselheiro Municipal de Cultura, contou que tem 6 anos de gestão, à frente de um trabalho com os adolescentes, o corpo de dança, onde 200 adolescentes são atendidos, de janeiro a janeiro.

“Trabalhamos o folclore o ano inteiro, usamos o folclore como arte. Fazemos peças no Teatro Amazonas e também nos teatros municipais, fortalecemos a cultura popular como um ramo da arte, não só como algo vindo da comunidade, mas trazendo ela como arte e botando de igual a igual assim como outros segmentos artísticos. Os grupos basicamente alimentam a economia local durante os meses de maio a agosto, nos festivais de bairro, na compra de tecidos, no fortalecimento do comércio local”, destacou.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador