O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) apresentou nesta quarta-feira (05/04), na Câmara Municipal de Manaus um requerimento convocando a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para uma audiência pública onde será tratado a segurança nas escolas públicas do município.
Segundo o parlamentar, a ideia é tratar de soluções práticas para evitar tragédias como as ocorridas na manhã desta quarta, quando um homem invadiu uma escola em Blumenau (SC) com uma machadinha e matou quatro crianças. Na semana passada outro caso foi registrado, desta vez em São Paulo, quando um aluno esfaqueou e matou uma professora.
“Não podemos ficar assistindo esses fatos acontecer sem tomar providências para proteger nossos professores e alunos. Só aquelas câmeras de segurança não são suficientes, é preciso criar planos para que isso não venha acontecer aqui, porque depois não tomar providências depois do fato ter ocorrido”, defendeu Jaildo Oliveira, que pediu a presença de Agentes de Portaria nas unidades educacionais.
Desde 2011, o Brasil já registrou mais de 10 ataques a creches e escolas e de acordo com o vereador é preciso ouvir a Semed sobre o assunto. “Precisamos de um posicionamento da Secretaria, e uma dessas soluções é a presença da Guarda Municipal, conforme uma indicação que já fiz à Prefeitura de Manaus e espero que seja colocada em prática”, finalizou.
Acessibilidade