Início / Notícias / João Carlos comemora assinatura de termo de adesão para proteção da infância em audiência pública

O vereador João Carlos (Republicanos), comemorou a assinatura do termo de adesão que visa proteger a infância no Estado do Amazonas. O ato foi assinado pelo secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha e o titular da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Emerson Lima, na última sexta-feira (1º/7), enquanto ainda acontecia a Audiência Pública solicitada pelo parlamentar.

“Solicitamos essa audiência para debater os abusos de crianças e adolescentes na nossa capital e graças a Deus fomos abençoados com essa notícia do termo”, disse.

“Essa Portaria, institui a metodologia dos Centros Integrados de Atendimento à Criança Vítima de Violência, onde vai disponibilizar estudo técnico especificando as diretrizes para a implantação de um sistema de informação online que possibilite o registro, o monitoramento (referência e contrarreferência) em rede, a análise e o mapeamento dos casos atendidos pela equipe multidisciplinar dos Centros de Atendimento Integrado”, explicou João Carlos informando ainda que Manaus foi a primeira Cidade do país a assinar a adesão.

“Fico muito feliz em poder participar de uma audiência pública que reúne todos os poderes para que de fato haja garantia dos direitos da infância desta cidade”, falou o Secretário Nacional, Maurício Cunha.

Segundo a Ministra Cristiane Britto, o país avançou contra o abuso e a violência de crianças e adolescentes. “Até 2019, uma média de 10.600 crianças morriam todos os anos por morte violenta (aquela agressão que tira a vida de uma criança), e nós estamos no caminho certo porque nos últimos 3 anos esse reduziu em 41%”, enfatizou.

Participaram do debate

O Secretário Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Maurício Cunha; Emerson José Lima, Secretário Estadual da Justiça e Cidadania; General Mansur, Secretário de Segurança Pública, representando o Governador Wilson Lima; Subsecretária Graça Prola, representando o Prefeito de Manaus; Delegada Dra. Joyce Coelho – Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente DEPCA; Dr. Flávio Britto, advogado eleitoral; Dra. Zélia Campos, médica e Coordenadora da SAVVIS; Deputado Capitão Alberto Neto, Conselheiros Tutelares, Representantes de entidades e sociedade em geral.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador