Início / Notícias / João Carlos visita local de acolhimento e apoio para vítimas de Violência Sexual

O Vereador João Carlos (Republicanos) visitou na manhã desta sexta-feira (11/03), o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS), instalado na maternidade Moura Tapajós, localizado na Compensa, zona Oeste da cidade. O parlamentar foi recebido pela diretora da Maternidade, Núbia Pereira da Cruz e pela coordenadora do Savvis Moura Tapajós, Zélia Campos.

“A rede de serviços do SAVVIS está preparada para atender os casos agudos de violência sexual, em regime de plantão 24 horas”, disse Zélia, informando ainda que o atendimento deve ocorrer em até 72 horas do fato ocorrido. “É o acolhimento e a intervenção de crise, que consiste na administração dos métodos contraceptivos”, explicou a médica.

A Equipe Multiprofissional de Saúde do Savvis realiza atendimento e acolhimento humanizados às vítimas de violência sexual em parceria com Órgãos da Gestão Estadual da Saúde, Conselhos de Classe e Tutelares e Unidades de saúde.

Em 11 anos de existência do SAVVIS, foram mais de 7,5 mil atendimentos em uma parceria nas ações, fortalecendo a rede de atenção humanizada na capital e estado do Amazonas.

“Nessas visitas, a gente sai com ideias, com sugestões que podemos apresentar como projetos de lei e proposituras que possam melhorar o atendimento às visitas e para todos os profissionais. Iremos elaborar um relatório com as necessidades e as demandas que precisam ser melhoradas, e só podemos saber dessas realidades indo ao local”, destacou o parlamentar.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador