Início / Notícias / Lançado nesta quarta-feira, livro infantil ‘O Mundo da Criança’, repercute saúde mental de crianças na pandemia

MANAUS, 23/11/22 VEREADOR WALLACE OLIVEIRA (PROS) PARTICIPA DO LANCAMENTO DO LIVRO, O MUNDO DA CRIANCA: COMO AJUDA-LAS A SOLUCIONAREM SEUS PROBLEMAS E ENTENDEREM AS SUAS EMOCOES. DAS ESCRITORAS SANDRA REIS E GLAUCIA CONDE. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Crianças, adolescente e jovens sentem diariamente o impacto da covid-19 na saúde mental e bem-estar. Apesar de não estarem entre os mais afetados pelo coronavírus, no que diz respeito aos casos graves e à mortalidade, as crianças foram profundamente impactadas, em diversas áreas, pela pandemia da covid-19.

A ansiedade infantil aumentou durante o ‘lockdown’, e para tratar os efeitos negativos causados pelo transtorno a editora Literare Books, lançou na manhã desta quarta-feira (23/11), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o livro “O Mundo da Criança” que conta com a coautoria das psicólogas Gláucia Conde e Sandra Reis, psicóloga efetiva do Parlamento Municipal.

Assinado pela psicóloga Sandra Reis, o capítulo que discute a ansiedade infantil na pandemia, mostra como lidar com a saúde mental do público afetada após as mudanças de rotina causadas pelo isolamento social.

Ela apresenta métodos saudáveis de conexão e amor à criança, tendo um olhar afetuoso e respeitoso, com orientações para ensinar a criança lidar com suas emoções. “Alguns adultos evitam conversar abertamente sobre emoções com as crianças, pois acreditam que elas não vão entender. O assunto deve ser conversado de maneira didática e acessível, conforme a idade da criança. É fundamental que os sentimentos das crianças sejam validadas pelo os pais”, explica.

Uma em cada quatro crianças e adolescentes apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia. A coautora do livro, Glaúcia Conde, afirma que “os efeitos da ansiedade são devastadores e ainda continua sendo constantemente a cada dia”.

Texto: Imina Batista – Estagiária Dicom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM