Início / Notícias / Lei de Gilmar Nascimento orienta sobre combate ao bullying e violência nas escolas

Objetivo é orientar as escolas a realizarem palestras de combate a esta prática

Enquanto algumas crianças e adolescentes ficam empolgados com a volta às aulas, uma parcela significativa dos estudantes sofre com a violência e o bullying que acontecem nas escolas, geralmente na primeira semana do ano letivo. Para sensibilizar a comunidade escolar sobre esses problemas, o vereador Gilmar Nascimento (União), criou a Lei nº 1.426/2010, que institui o Dia da Paz e Solidariedade nas Escolas – Não à Violência.

O objetivo dessa lei é orientar a realização de palestras, seminários, gincanas e outras ações educativas para tornarem o ambiente escolar mais seguro, contribuindo para a valorização da Cultura da Paz e da Solidariedade.

O bullying, definido como uma prática intencional de ameaçar, agredir ou intimidar uma pessoa indefesa, pode gerar consequências sérias na vida de uma pessoa, como baixa autoestima, atitudes passivas, transtornos emocionais, problemas psicossomáticos, depressão, ansiedade e até pensamentos suicidas. De acordo com estudos divulgados, no caso dos alunos, é possível perceber mudanças no comportamento como, hiperatividade, déficit de atenção, dificuldades de aprendizado e agressividade.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador Gilmar Nascimento