Início / Notícias / Manaus pode ganhar plataforma interativa para coleta de resíduos com proposta de Rodrigo Sá

Manaus pode ganhar plataforma interativa para coleta de resíduos com proposta de Rodrigo Sá

Projeto de Lei cria o Programa Manaus Limpa, com foco em transparência, educação ambiental e apoio à gestão urbana

Vereador Rodrigo Sá apresenta proposta que busca tornar a coleta de resíduos em Manaus mais eficiente e transparente – Foto: Divulgação/Assessoria

Com foco na transparência e na melhoria da gestão urbana, o vereador Rodrigo Sá (Progressistas) apresentou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei nº 079/2025, que institui o Programa Manaus Limpa. A proposta tem como objetivo principal aprimorar o sistema de coleta de resíduos sólidos domiciliares na capital, por meio da tecnologia e da participação da população.

De acordo com o texto, o Programa prevê a criação de uma plataforma digital — disponível em aplicativo ou site — que permitirá aos cidadãos o acesso a um mapa interativo com dias, horários e roteiros atualizados da coleta de lixo, além do rastreamento em tempo real dos caminhões responsáveis pelo serviço. A ferramenta também contará com um canal de denúncias, ampliando os canais de comunicação entre o cidadão e os serviços públicos.

“É uma medida de modernização da gestão urbana, que pode ser implementada com baixo custo por meio de parcerias, e que certamente trará benefícios diretos, uma vez que irá combater o descarte irregular”, destacou Rodrigo Sá.

O projeto ainda estabelece diretrizes para a promoção da conscientização ambiental, incentivo à participação popular na fiscalização da limpeza urbana e uso de tecnologias acessíveis para garantir o engajamento da comunidade. O texto autoriza a celebração de parcerias entre o Poder Executivo e instituições públicas ou privadas para o desenvolvimento, manutenção e atualização da plataforma.

A proposta prevê implementação gradativa, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Entre os objetivos estão evitar o acúmulo de resíduos nas vias públicas, reduzir impactos ambientais e contribuir para a saúde pública, com a diminuição de focos de doenças e entupimentos de bueiros.

Texto: Vandreza Costa (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram