Durante a sessão da Tribuna Popular dedicada ao ‘Agosto Branco’ – mês de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de pulmão –, realizada nesta quarta-feira (13 de agosto), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Marcelo Serafim (PSB) reforçou a importância do debate e chamou atenção para o crescimento do uso do cigarro eletrônico, conhecido como vape, especialmente entre adolescentes.
Com base em dados apresentados pelo oncologista William Fuzita, membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, o parlamentar destacou projeções que indicam aumento de 40% nos casos de câncer até 2040, com maior incidência na faixa etária acima dos 60 anos.
Marcelo defendeu a criação de uma comissão especial na CMM para aprofundar as discussões sobre o uso do cigarro eletrônico e seus impactos na saúde pública, propondo a participação de especialistas, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e instituições de ensino.
“O vape é mais danoso e provoca maior dependência do que o cigarro tradicional. Precisamos trazer esse tema para o centro do debate, especialmente com os jovens, e ampliar ações educativas”, afirmou.
A Tribuna Popular foi uma iniciativa do vereador João Carlos (Republicanos) e apresentou dados sobre a incidência do câncer de pulmão, destacando a importância do diagnóstico precoce e de hábitos saudáveis como forma de prevenção.
“O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte por câncer no mundo. Detectado em estágio inicial, as chances de cura são muito maiores. Informação e prevenção fazem a diferença”, ressaltou Fuzita.
Texto: Charles Fernandes (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade