A Câmara Municipal realizou, na manhã desta terça-feira (7 de outubro), uma Audiência Pública que discutiu a implementação, no município de Manaus, do novo teste do HPV Oncogênico. A nova diretriz do Ministério da Saúde visa reforçar a prevenção de câncer de colo de útero.
Militante da área da saúde, o vereador Marcelo Serafim (PSB) participou do evento e destacou o papel da capital amazonense nas ações de prevenção à doença.
“Eu sou um apaixonado pelo SUS e você pode fazer a crítica que quiser sobre saúde pública, mas comparando com outras cidades, sem medo de errar, afirmo que Manaus tem um nível de desenvolvimento, de diagnóstico, de câncer de colo de útero que você não vê em outra”, enfatizou Marcelo.
No Amazonas, o câncer de colo de útero é um problema sério de saúde pública, sendo a doença que mais mata mulheres no Estado, com alta incidência e mortalidade ligadas ao HPV e à dificuldade de acesso à prevenção.
Para o vereador Marcelo Serafim, a nova diretriz do Ministério da Saúde vai aumentar ainda mais a eficiência dos atendimentos preventivos realizados pela rede pública municipal.
“O HPV oncogênico é uma nova diretriz do Ministério da Saúde que, muito em breve, estará implementado na cidade de Manaus e, consequentemente, estará nos ajudando a prevenir um dos piores males que a gente tem na saúde pública de Manaus, que é o câncer de colo de útero. A Semsa está de parabéns, a Câmara está de parabéns por abrir essa discussão tão importante para a saúde da mulher”, ressaltou Marcelo Serafim.
Texto: Charles Fernandes (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade