Início / Notícias / Marcio Tavares acompanha anúncio do governo de pagamento de 7,5 milhões ao futebol profissional

Marcio Tavares acompanha anúncio do governo de pagamento de 7,5 milhões ao futebol profissional

Ampliação dos programas governamentais busca combater o sedentarismo com o uso dos espaços esportivos para as comunidades

O vereador Marcio Tavares (Republicanos) acompanhou nesta sexta-feira (07/07), o anúncio de pagamento de patrocínio ao futebol profissional amazonense, masculino e feminino, no valor de R$ 7,5 milhões. Na oportunidade, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), anunciou também a ampliação do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior, o Pelci, e do Programa RespirAR para estádios de futebol da capital amazonense.

O investimento será repassado à Federação Amazonense de Futebol (FAF), para beneficiar campeonatos de base e profissional, em níveis locais, regionais e nacionais. Entre os contemplados estão o Campeonato Amazonense das Séries A e B, Copa da Floresta; todas as nove competições de categorias de base e um reforço financeiro para as equipes que representam o Amazonas em disputas nacionais. Ao todo, 14 clubes serão contemplados.

Com a extensão dos programas, os estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno, Oswaldo Frota e a Arena da Amazônia serão núcleos de esporte e saúde para a população amazonense. Incentivando o esporte de base, serão oferecidas aulas gratuitas de futebol, e por meio do Projeto Formando Campeões, jiu-jitsu e Wrestling. Para combater o sedentarismo, o programa RespirAR levará treino funcional e aulas de ritmos.

“Esse investimento é fundamental, pois o esporte é uma ferramenta de inclusão social, e a Arena da Amazônia será um núcleo exclusivo para Pessoas Com Deficiência (PCD’s), onde as aulas serão adaptadas e com professores especializados”, disse o vereador Marcio Tavares.

Serão destinadas 660 vagas para as modalidades de futebol, jiu-jitsu e wrestling, são 120 vagas para o futebol e 100 para as lutas em cada núcleo. As atividades acontecerão de segunda-feira a sexta-feira, com turmas matutinas e vespertinas, para jovens de 8 a 17 anos. Para as atividades de funcional e aulas de ritmos com a disponibilidade de 120 vagas.

Inscrições – Os pais interessados em matricular seus filhos em uma das modalidades devem se direcionar a um dos estádios da capital amazonense. Os atendimentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira, e os responsáveis devem estar com os documentos necessários que são: cópia do RG, cópia do CPF, declaração escolar, foto retirada e comprovante de residência.

Os Programas- Atualmente, o Pelci conta com mais de 35 núcleos na capital e os seis pólos no interior localizados nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa, somando mais de 10 mil atletas em todo o estado e já é considerado o maior projeto socioesportivo do Brasil.

Referência internacional, o programa RespirAR já recuperou mais de 35 mil amazonenses, realizando mais de 210 mil atendimentos. O +RespirAR oferece serviços gratuitos de fisioterapia e educação física, trata pessoas com sequelas da Covid-19 e pacientes com doenças traumato-ortopédicas.

Texto: Rick Olliver / Assessoria de ComunicaçãoFoto: Valter Leandro

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram