Início / Notícias / Marco Castilhos garante recurso histórico de 35 milhões até 2029 para fortalecer a educação especial em Manaus

Marco Castilhos garante recurso histórico de 35 milhões até 2029 para fortalecer a educação especial em Manaus

Emenda do parlamentar foi aprovada, originalmente, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Parlamentar celebrou a consolidação de uma das maiores conquistas recentes para a educação especial da capital. - Foto: Breno Brandão/Assessoria

O vereador Marco Castilhos (União Brasil), presidente da 23ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (ComPCD) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), celebrou a consolidação de uma das maiores conquistas recentes para a educação especial da capital. Sua emenda, aprovada originalmente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), foi incorporada também ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei Orçamentária Anual (LOA).

A iniciativa assegura recursos específicos para a ampliação e qualificação dos apoiadores escolares, profissionais fundamentais no atendimento às crianças com deficiência, garantindo suporte pedagógico, inclusão e desenvolvimento dos estudantes.

Na LOA de 2026, foram destinados R$ 7 milhões para a expansão desses profissionais, ampliando a capacidade de atendimento das escolas da rede municipal de ensino. Já no PPA, Castilhos assegurou um investimento total de R$ 35 milhões até 2029, transformando a iniciativa em política pública permanente, com planejamento financeiro contínuo.

Como presidente da ComPCD, Marco Castilhos ressaltou o impacto direto da medida para as famílias e para o fortalecimento da educação inclusiva em Manaus:

“Esse é um avanço que muda vidas. Como presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, faço questão de lutar por inclusão, dignidade e oportunidades para nossas crianças e para todas as famílias, principalmente os pais atípicos que enfrentam tantos desafios.”

A conquista foi possível graças ao diálogo permanente com o prefeito David Almeida e sua equipe técnica, assegurando sensibilidade e compromisso para atender quem mais precisa. Castilhos reforçou que essa conquista representa muito mais do que um avanço orçamentário, responde a uma necessidade.

“Esse é só o começo. Hoje, o número de apoiadores escolares não é suficiente para atender todas as crianças que precisam. Com essa proposta, damos um passo para diminuir esse déficit e garantir que os alunos tenham o suporte que merecem.

Trabalhamos com seriedade, responsabilidade e sensibilidade para transformar a vida das pessoas. E essa entrega mostra que estamos no caminho certo”, finaliza o vereador.

Texto: Bianca Oliveira (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram