O vereador Marco Castilhos (União Brasil), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, recebeu, na ultima terça-feira (11 de março), importantes lideranças do movimento PcD e familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para discutir inclusão, acessibilidade e a garantia de direitos.
Durante a agenda, Castilhos conversou com o diretor do Centro de Vida Independente do Amazonas (CVI-AM), Ronaldo André, sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no Estado e a necessidade de políticas públicas eficazes para promover mais acessibilidade e autonomia. Também foi o momento de ouvir as demandas da Associação dos Surdos do Amazonas (Asman), reforçando o compromisso em garantir mais inclusão e suporte para a comunidade surda.
Outro encontro de destaque foi com Alan Dangelo, que lidera um projeto inovador voltado à inclusão de pessoas com deficiência no universo das corridas, por meio da Associação de Deficientes e Amigos Jungle Runners (ADAJR). A iniciativa tem incentivado a participação ativa da comunidade PcD no esporte, promovendo qualidade de vida e integração social.
Além disso, o vereador recebeu pais de crianças com TEA do grupo de terapia da Hapvida, onde ouviu relatos sobre os desafios enfrentados na busca por um atendimento digno. Durante o encontro, Castilhos reafirmou seu compromisso em cobrar soluções e reforçar o apoio às famílias, lutando por mais suporte e melhores condições de atendimento.
“A acessibilidade e a inclusão precisam ser prioridade. Nosso mandato seguirá cobrando e trabalhando para que todas as pessoas com deficiência e seus familiares tenham o suporte necessário para viver com dignidade”, destacou o parlamentar.
A agenda reforça a atuação de Marco Castilhos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e na busca por avanços concretos na inclusão e acessibilidade no Amazonas.
Texto: Bianca Oliveira (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade