O Projeto de Lei de autoria vereador Roberto Sabino (Republicanos), que denomina como rua Professora Izaltina Cordeiro a rua localizada no trecho entre a alameda Vitória e a rua Paço Real, em paralelo com a rua Ipiranga, à margem do Igarapé da Maués, no bairro Raiz, zona Sul da cidade, avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A homenagem, segundo o vereador, é uma resposta ao “grande trabalho e da extrema dedicação à educação” da cidade. Izaltina foi professora e fundou, em torno de 1954, a Escola 4 de Janeiro, que funcinou na residência da educadora, no bairro Raiz, até o ano de 1965.
Izaltina lecionava para cerca de 40 alunos por ano, ensinando disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nos períodos matutino e vespertino, sendo responsável pela alfabetização de muitos dos moradores do bairro, que lembram com carinho do seu trabalho.
A professora Izaltina também ingressou na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM) na década de 70 e passou a trabalhar na Escola Estadual Senador Cunha Mello, situado no mesmo bairro, onde ensinava crianças de 1ª a 4ª série.
Roberto Sabino relembrou a importância do papel de um educador, destacando que a professora Izaltina, além de ajudar muitas pessoas fisicamente e espiritualmente, cooperava com seu trabalho social no bairro Raiz.
“A professora Izaltina entregava sacolas com alimentos para os necessitados. Era um de seus maiores prazeres. Além disso, era muito atenciosa com seus companheiros de fé e vizinhos, fazendo visitas domiciliares e ajudando pessoas que necessitavam de auxílio físico e espiritual. Por ser generosa, diversas famílias foram assistidas por ela. Mesmo com idade avançada, nunca deixava de agir com bondade com as pessoas. Portanto, nada mais justo esta devida homenagem ao grandes feitos de Izaltina no seu amado bairro da Raiz”, endossou Sabino.
Texto: Maryna Ambrósio (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade