Início / Notícias / PL de Roberto Sabino que permite parcelar o ITBI recebe apoio da maioria dos vereadores na Câmara Municipal

PL de Roberto Sabino que permite parcelar o ITBI recebe apoio da maioria dos vereadores na Câmara Municipal

Proposta em tramitação na Câmara Municipal de Manaus prevê até 60 parcelas para pagamento do imposto sobre transmissão de bens imóveis

Vereador Roberto Sabino durante sessão plenária que discutiu projeto sobre parcelamento do ITBI em Manaus – Foto: Jimmy Geber/Assessoria

Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (6 de agosto), os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateram o Projeto de Lei nº 254/2023, de autoria do vereador Roberto Sabino (Republicanos), que propõe o parcelamento de créditos relacionados ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na capital amazonense.

A proposta recebeu manifestações favoráveis da maioria dos parlamentares presentes, que destacaram a relevância da medida para facilitar o pagamento do imposto por parte da população. Para os vereadores, o parcelamento pode contribuir para desburocratizar o processo de transmissão de imóveis, tornando-o mais acessível e alinhado à realidade financeira de muitos contribuintes.

O projeto prevê a possibilidade de parcelamento do ITBI em até 60 vezes, além da revisão dos valores de avaliação dos imóveis, como explicou o autor da proposta durante seu discurso no plenário.

“Esse projeto de lei beneficiaria a população, pois permitiria a revisão do valor dos imóveis e o parcelamento em até 60 vezes, ajudando o bolso de cada cidadão e ajustando a parcela de acordo com a sua situação financeira. Acredito que, depois das devidas revisões dos vereadores, será brevemente aprovado e deliberado pela Câmara”, afirmou Roberto Sabino.

A matéria obteve parecer favorável de grande parte dos vereadores, com pedido de vistas solicitado por três parlamentares: Eduardo Assis (Avante), Rodrigo Guedes (Progressistas) e Rodrigo Sá (Republicanos), que devem apresentar considerações adicionais antes da votação final.

Texto: Maryna Ambrósio (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram