Início / Notícias / PL do vereador Aldenor Lima autoriza a aquisição de itraconazol humano para o tratamento de esporotricose animal

PL do vereador Aldenor Lima autoriza a aquisição de itraconazol humano para o tratamento de esporotricose animal

O Projeto de Lei busca para ampliar tratamento da doença em Manaus

Vereador Aldenor Lima apresenta Projeto de Lei que autoriza o uso de medicamento de baixo custo para tratamento da esporotricose em animais - Foto: Antonio Humberto/Assessoria
O presidente da Comissão de Proteção e Bem-estar Animal (Compets) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Aldenor Lima (União Brasil), defendeu na manhã desta quarta-feira (27) seu Projeto de Lei N 125/2025 que autoriza a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a adquirir o medicamento Itraconazol de uso humano para o tratamento da esporotricose animal.
“A medida surge em resposta ao avanço alarmante dos casos da zoonose em Manaus, que desde 2020 tem apresentado crescimento preocupante, afetando especialmente gatos, que são os principais transmissores da doença para humanos e outros animais. Temos estudos científicos que comprovaram a eficácia do Itraconazol de uso humano para tratamento em animais, porém com custo consideravelmente mais baixo”, explicou o vereador. 

Combate

A esporotricose é causada pelo fungo Sporothrix schenckii e se caracteriza como uma zoonose de fácil contágio, com risco tanto para animais quanto para seres humanos. O tratamento é longo, durando em média 6 meses a 1 ano, o que exige comprometimento dos tutores, acompanhamento veterinário e apoio do poder público.
“Eu estou lutando aqui diariamente para combater a esporotricose que já possui casos significativos desde 2020. E não é fácil combatê-la porque ela é proveniente de um fungo e de fácil contágio, transmitido tanto para seres humanos quanto para animais, sobretudo os gatos. Além disso, o tratamento demora em média de 6 meses a 1 ano, e exige dedicação de órgãos públicos e tutores para que essa zoonose seja combatida de forma firme e consciente”, reforçou Aldenor.
 

Economia

Atualmente, o medicamento distribuído pela Semsa custa em média R$ 14 por comprimido, enquanto o de uso humano pode ser adquirido por centavos, o que permitiria ampliar o alcance do tratamento.
“A prefeitura atualmente disponibiliza o remédio de forma gratuita para o tratamento da esporotricose. No entanto, o remédio adquirido hoje pela Secretaria de Saúde custa em média 14 reais um comprimido, e o de uso humano custa centavos. Então, com a sanção desse Projeto de Lei, o combate à esporo será ampliado de maneira significativa, podendo ser disponibilizado para mais animais”, explicou o parlamentar.
Com o Projeto de Lei, o vereador busca reduzir custos para o sistema público de saúde, ampliar o acesso ao medicamento e fortalecer as ações de combate à esporotricose em Manaus, promovendo maior proteção à saúde pública e ao bem-estar animal.

Texto: Saady Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram