Início / Notícias / PL institui o Mês de Prevenção, Conscientização e Combate da Automutilação

PL institui o Mês de Prevenção, Conscientização e Combate da Automutilação

MANAUS, 10/10/22 VEREADOR JOAO CARLOS (REP) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O Projeto de Lei do vereador João Carlos (Republicanos) que institui no município de Manaus, o Mês de Prevenção, Conscientização e Combate da Automutilação entre crianças e adolescentes na cidade de Manaus foi deliberado nesta segunda-feira (10/10), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Com a aprovação, o PL segue agora à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

“No mês de outubro, comemoramos o Dia Mundial da Saúde Mental e aproveitando essa data, quero fazer valer uma lei que lembre da importância da Prevenção, Conscientização e Combate da Automutilação”, falou o autor.

Segundo a propositura do parlamentar, o Mês de Prevenção, Conscientização e Combate da Automutilação irá promover o debate sobre a importância da saúde mental, além de informar a sociedade sobre a automutilação como problema de saúde pública passível de prevenção. O parlamentar explica ainda, que durante os eventos, serão desenvolvidas ações interdisciplinares para conscientização da população sobre os perigos da automutilação em crianças e adolescentes.

“Penso que poderão ser firmadas parcerias com órgãos responsáveis pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes, em todas as esferas de governo, sem prejuízo das ações advindas de iniciativa da sociedade civil”, falou João Carlos.

“A automutilação está interligada a questões psicológicas tão sérias que, se não tratadas adequadamente, podem evoluir para situações irreversíveis. O aumento da prática de automutilação na adolescência merece atenção de todos os setores da sociedade, em especial a dos pais e professores, pois é relevante indicador de problemas psicológicos graves e que exige intervenção profissional urgente”.

Dados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil é o país com a maior taxa de depressão na América Latina. De acordo com a pesquisa, entre onze países, o Brasil desponta com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), seguido, apenas da Irlanda e dos Estados Unidos.

Texto: Assessoria do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM