Início / Notícias / PL que pede manutenção de aparelhos medidores de pressão arterial vai à sanção do prefeito

Se você tem problemas como a hipotensão ou hipertensão arterial, precisa acompanhar diariamente a sua pressão. E, mesmo aqueles que não se enquadram nesse grupo, podem precisar usar o aparelho a qualquer momento devido a um mal-estar. Pensando nisso, o vereador João Carlos (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei (PL n°517/2021), que dispõe sobre a manutenção periódica de aparelhos esfigmomanômetros utilizados nos sistemas de saúde do Município de Manaus.

“Através deste projeto iremos conseguir eliminar a falta de exatidão na medição dos aparelhos medidores de pressão arterial de uso particular e para pacientes a qual chegam nas unidades de saúde necessitando de uma informação correta para assim serem medicados da melhor forma possível, fazendo assim com que saiam do hospital ou das unidades de saúde com o tratamento clínico correto”, falou João Carlos.

A proposta do parlamentar foi aprovada na manhã de hoje (14/12), no Plenário da Câmara Municipal de Manaus e agora segue à sanção do prefeito de Manaus, David Almeida. Segundo o texto, os aparelhos devem ser inspecionados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão essencial para atestar a funcionalidade dos respectivos aparelhos.

“Todos os ambientes de uso público e privado no Município de Manaus devem enviar para manutenção periódica anual os aparelhos esfigmomanômetros, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos usuários”, lembrou João Carlos.

O vereador Willian Alemão (Cidadania), pediu subscrição do projeto e parabenizou o vereador João Carlos. “Esses aparelhos esfigmomanômetros precisam de atenção, a falta de manutenção periódica pode atrapalhar o atendimento nos sistemas de saúde”, defendeu.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador