Início / Notícias / Professor Samuel homenageia os 170 anos da Escola Sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia

MANAUS. 17/11/22 VEREADOR PROFESSOR SAMUEL (PL) PRESIDE SESSAO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 170 ANOS DA ESCOLA SABATINA DA IGREJA ADVENTISTA DO SETIMO DIA. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O vereador Professor Samuel (PL) homenageou na manhã desta quinta-feira (17/11), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Escola Sabatina da Igreja Adventista do Sétimo dia, em reconhecimento aos relevantes serviços de promover e oportunizar milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos no território da União Noroeste Brasileira através das lições da Escola Sabatina.

Proponente da sessão, Professor Samuel parabenizou os líderes, diretores e professores da Escola Sabatina. “Esta que é a maior escola bíblica do mundo e além disso, é também o maior movimento missionário organizado que a igreja tem para este tempo e vocês receberam este chamado, diariamente levando o hábito da leitura da Bíblia e das lições bíblicas da escola sabatina, levando as crianças, jovens e adultos ao caminho de Deus, transformando nossa sociedade com o caminho da verdade e da vida”, destacou Samuel.

O Pr Hely Pacheco, diretor do Departamento de Escola Sabatina da União Noroeste Brasileira agradeceu ao vereador pela homenagem e destacou a importância da Escola Sabatina não só para igreja, mas para a sociedade como um todo. “São mais de 90 mil membros matriculados na Escola aqui na união noroeste, com um papel de extrema relevância, pois quando pastoreamos, discipulamos, estamos levando esta pessoa a um caminho não errático, então parabenizo a todos os presentes que fazem parte deste momento e ao vereador Professor Samuel por todo seu apoio”.

Para o Presidente da União Noroeste Brasileira, Pr Sérgio Alan a missão que a Escola Sabatina desenvolve é de suma importância. “Se a sociedade entendesse a importância da palavra, todos valorizariam mais a bíblia. O cristianismo é percursor da criação dos asilos, influenciou a construção de hospitais, o princípio de que nenhum homem esta acima da lei também veio do cristianismo e até hoje vem moldando e influenciando coisas boas a nossa sociedade, por isso é tão importante valorizar esta escola que transforma”, ressaltou.

Compuseram a mesa da Sessão Solene o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias, Vereador Professor Samuel, autor da propositura, o Pr Sérgio Alan, Presidente da União Noroeste Brasileira; o Pr Tiago Ferreira, Secretário da União Noroeste Brasileira; Pr Eliézer de Magalhães, Tesoureiro da União Noroeste Brasileira; Pr Mark Wallacy, Presidente da Associação Amazonas Roraima; Pr Nelson Suci, Presidente da Associação Central Amazonas; Pr Hely Pacheco, Diretor do Departamento de Escola Sabatina da União Noroeste Brasileira; Pr Caio Oliveira, Diretor da Escola Sabatina da Associação Amazonas Roraima; Pr Manoel Roberto, Diretor da Escola Sabatina da Associação Central Amazonas e o Sr Arlindo Jorge, Chefe de Gabinete do vereador e Ancião da Igreja Adventista.

“Aqui neste mesmo plenário já proporcionamos homenagens aos 160, 165 e nesta manhã os 170 Anos da Escola Sabatina. Que possamos comemorar muitos anos mais deste importante projeto para igreja, para sociedade, para o mundo e principalmente pra Deus”, finalizou o vereador.

Histórico da Escola Sabatina da Igreja Adventista do Sétimo dia:

No verão de 1852, enquanto viajava de Rochester, Nova Iorque, para Bangor, Maine, Tiago White meditava no que se poderia fazer pelos jovens e crianças da igreja nascente, a fim de firmar-lhes a fé na mensagem adventista. Um dia, enquanto tomava seu lanche à beira do caminho, começou a escrever esboços para uma série de lições bíblicas, que viriam a se tornar as primeiras lições da Escola Sabatina.

Naquele mesmo ano surgiu o Younth’s Instructor, revista mensal que trazia as lições da Escola Sabatina para os jovens. Em 1861 foi a vez de as crianças terem suas lições, também publicadas no Younth’s, sob o título “Perguntas para os Pequenos Estudantes da Bíblia”. E no ano de 1888 foram providas lições para as classes de adultos, em forma de folhetos, precursores da nossa atual Lição da Escola Sabatina trimestral.

As primeiras escolas sabatinas organizadas de que se tem notícia realizaram-se em Rochester e Buck’s Bridge, Nova Iorque, em 1853 e 1854. Em 1878 a sessão da Associação Geral, em Battle Creek, Michigan, tomou providências para organizar melhor as 600 escolas sabatinas então existentes, formando-se uma Associação Geral da Escola Sabatina. Mais tarde foi escolhido o nome de Associação Internacional da Escola Sabatina, que continuou até ser organizado o Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral, em 1901.

De lá para cá, as escolas sabatinas se multiplicaram por todo o mundo, contando com a participação de mais de 22 milhões de alunos, todos estudando a mesma Lição a cada trimestre. E os objetivos da Escola Sabatina continuam sendo os mesmos: confraternização (estabelecer relacionamentos de amizade), testemunho (alcançar a comunidade), estudo da Bíblia (por meio da Lição) e missão mundial (oração).

Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador

Foto: Assessoria de comunicação do vereador