Início / Notícias / Professora Jacqueline destaca a importância do Outubro Rosa para diagnóstico precoce de câncer de mama

MANAUS, 19/10/22 VEREADORA PROFESSORA JACQUELINE (UNIAO) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

No dia de Combate ao Câncer de Mama, celebrado internacionalmente em 19 de outubro, a vereadora Professora Jacqueline (UB) destacou a importância da campanha Outubro Rosa para prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Em pronunciamento, durante a sessão plenária desta quarta-feira (19), a vereadora citou as estimativas de milhares de casos diagnosticados no Brasil este ano. “Esse é o câncer que mais mata as mulheres brasileiras porque muitas vezes só são diagnosticados muito tarde. Por isso que precisamos ter mais ofertas de mamografias e aparelhagens que poderíamos ter mais mulheres salvas”, explicou.

Este ano, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas lançou o tema com três perguntas que salvam: “Você conhece os avanços da ciência contra o câncer de mama?; sabia que descobrir antes aumenta as chances de cura? E você conhece os tratamentos para cada tipo de câncer?”.

Além dos exames, Jacqueline também citou os hábitos que ajudam a prevenir câncer de mama nas mulheres. “A campanha é um símbolo que representa o foco na saúde da mulher como um todo, desde mamografia anualmente mas também com prática de atividade física, controle na alimentação e preventivo”, acrescentou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para novos casos no Brasil passa dos 66 mil em 2022. No Amazonas temos a segundo maior estimativa na região Norte, com cerca de 450 novos casos, perdendo para o estado do Pará que é possível contabilizar 780 novos casos este ano.

Jacqueline também parabenizou a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas FCecon pelo novo fluxograma de atendimento que reduziu o conseguiu reduzir de 14 meses para três meses do tempo de espera para o diagnóstico e início do tratamento.

Texto: Renata Paula – Assessoria de Comunicação da vereadora
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM