Início / Notícias / Professora Jacqueline promove Tribuna Popular sobre Arte Educadores no Amazonas

Professora Jacqueline promove Tribuna Popular sobre Arte Educadores no Amazonas

A vereadora Professora Jacqueline (UB) promoveu, nesta quarta-feira (7/12), uma Tribuna Popular no plenário Adriano Jorge para tratar sobre a importância do professor de arte na educação amazonense. A solenidade contou com a participação da arte educadora Francenilza Viana de Souza da Silva que explanou as principais atividades realizadas pela Associação Amazonense de Arte Educadores (AAMARTE).

De acordo com a vereadora, o professor de artes é responsável pelo sucesso do processo que ajuda o aluno a melhorar e desenvolver sensibilidade independente do ambiente. “Ensinar arte é dar oportunidade ao aluno da descoberta do ato criativo, desperta potencialidades, desenvolve a imaginação, a percepção e afetividade dos alunos. Promove a construção de estratégias pessoais coletivas na convivência diária, já que aguçam o senso crítico e o poder de decisão, condições básicas para a construção da autonomia”, acrescentou.

Em seu pronunciamento, a professora Francenilza citou a formação de professores nas áreas artistas: teatro, dança, artes visuais e música. “Nós temos um privilégio de ter as duas universidades públicas formando professores de artes. Todo ano as universidades Ufam e UEA formam dezenas de novos professores arte educadores para o mercado de trabalho, é importante que as instituições de educação também valorizem e contemplem essas disciplinas em suas emendas escolares também”, argumentou.

Francenilza também ressaltou a relevância dos profissionais da arte com a comunidade e o fomento artístico e cultural. “Nós professores de artes vamos além da escola, porque toda escola faz parte de um contexto e esse contexto é a sua comunidade. E é através das ações culturais e artísticas que chegam na comunidade, quem viabiliza essas ações, muitas vezes são os arte educadores que fazem com que a escola dialoguem com a comunidade”, defendeu.

Também estiveram presentes na tribuna representantes da Seduc, universidades UEA e Ufam e os vereadores Kennedy Marques, Mitoso e Professor Samuel.

Texto e foto: Renata Paula – Assessoria de Comunicação da vereadora